A DPD foi novamente eleita Escolha do Consumidor em 2024. Qual o impacto desta distinção para a vossa marca?

É bastante gratificante para a DPD ter sido reconhecida nos Prémios Escolha do Consumidor, pelo segundo ano consecutivo, como a marca número 1 dos portugueses na categoria “Entrega de Encomendas”.

Ter conseguido esta distinção com uma classificação global de 82% de preferência dos portugueses demonstra que temos conseguido manter e honrar o nosso compromisso, garantindo um serviço de excelência aos nossos clientes, com a melhor comodidade, sem descurar o meio ambiente e a preocupação de o preservar.

Esta distinção também nos motiva a continuar a trabalhar para ser, a longo prazo, a escolha dos portugueses, garantindo-lhes a segurança e conforto na entrega das suas encomendas e inovando em prol de um mercado em constante mudança.

A logística é um setor que exige constante adaptação. Como está a DPD a inovar para melhorar a eficiência e a satisfação do cliente nas entregas?

A DPD está atenta ao mercado e prova disso é que realiza, anualmente, um estudo sobre as tendências do mercado do comércio eletrónico em Portugal, que revela os hábitos, comportamentos e expectativas mais recentes dos e-shoppers – o Barómetro e-Shopper. Esta análise contribui para que identifiquemos as necessidades e procura existente e possamos adaptar e pensar a nossa oferta (e a dos nossos clientes) com o propósito de dar resposta àquilo que os consumidores mais procuram.

Temos vindo a investir em serviços de recolha de encomendas alternativas ao home delivery, nomeadamente a recolha em lojas de proximidade (lojas Pickup) e em cacifos inteligentes (lockers), que permitem às marcas oferecer um leque alargado de opções de entrega aos seus clientes, e aos consumidores escolher o local de entrega mais adequado para si. Um serviço que traz comodidade a toda a cadeia e para o qual já dispomos de uma rede robusta de pontos de entrega out-of-home, que nos possibilita ter mais de 90% da população a menos de 15 minutos de um ponto de entrega. Estamos a falar de cerca de 300 cacifos e 1200 pontos Pickup de Norte a Sul de Portugal, um valor que pretendemos continuar a aumentar nos próximos anos, face à procura por estes serviços e o seu contributo para a nossa estratégia de sustentabilidade e para uma entrega de excelência.

A par disso, inovamos também com serviços como o Predict, que se adapta aos horários e preferências de cada consumidor, que com esta ferramenta tem o poder de decidir quando e onde entregaremos a sua encomenda, que podemos levar-lhe à porta de casa, ou simplesmente deixar noutro ponto, à sua escolha, sendo esta uma oferta complementada, também, pelas alternativas ao home delivery.

Outra das nossas inovações mais recentes foi ainda o lançamento do DPD Fresh, o nosso mais recente serviço de entrega de produtos frescos em temperatura controlada, com entregas na manhã seguinte à expedição, que redefine a experiência de compra e entrega de alimentos através do comércio eletrónico. Este serviço, por exemplo, veio dar resposta às tendências verificadas no Barómetro E-Shopper, no qual foi identificado que os consumidores portugueses procuram cada vez mais a entrega de alimentos e refeições em casa no menor espaço de tempo possível e que valorizam produtos de origem local, orgânicos e saudáveis.

A sustentabilidade é uma questão crucial na entrega de encomendas. Que passos tem a DPD dado para tornar as suas operações mais ecológicas?

A DPD está consciente de que opera num dos setores mais responsáveis pela emissão de gases com efeitos de estufa, pelo que tem estado focada em liderar a mudança sustentável do seu negócio e da atividade de entregas como um todo, deixando de fazer parte do problema e liderando a solução e futuro da sustentabilidade.

Assim, temos adaptado a nossa estratégia e negócio para conseguirmos contribuir para um planeta mais sustentável, através da otimização do processo de entrega.

E temos feito isso através do investimento em veículos 100% elétricos para a realização de entregas em várias cidades portuguesas, uma vez que estamos comprometidos em continuar a disponibilizar entregas net zero, que não acarretem quaisquer custos adicionais para clientes e destinatários. Tal estratégia é ainda complementada por opções de entrega e recolha de encomendas sustentáveis, e, também, flexíveis e convenientes para o consumidor, tais como as nossas soluções Out-of-Home, que permitem reduzir recursos e a emissão de dióxido de carbono.

De que forma a DPD está a adaptar as suas estratégias operacionais para enfrentar os desafios do crescimento do e-commerce e as expectativas de entrega rápida dos consumidores?

A DPD está atenta ao mercado e trabalha diariamente para que as suas estratégias operacionais deem resposta à procura e desafios existentes. Assim, estamos conscientes de que o e-commerce está a aumentar de novo, segundo dados do Barómetro e-Shopper 2023, que nos mostra que após um decréscimo dos consumidores de e-commerce em 2022, este indicador voltou a crescer em 2023 (71% em 2023 vs. 66% em 2022), e que levará a um maior número de encomendas a ser entregues de forma rápida, segura e eficaz aos consumidores.

Em antevisão a este cenário, a DPD investiu num novo hub de encomendas, em Loures, que abriu portas este ano, e que vem aumentar a nossa capacidade de resposta à evolução da procura dos nossos clientes, contado com tecnologia pioneira, tal como uma máquina de triagem com um sistema de crossbelt.

Este é um exemplo claro de como adaptamos as nossas operações em prol de sistemas e mecanismos mais eficientes, que nos permitem liderar no mercado de transporte expresso e dar resposta ao crescimento do e-commerce.

Carla Pereira

Directora de Marketing e Comunicação – DPD

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