• 30% dos consumidores prevê gastar entre 100€ a 250€ em prendas. Contudo, 11% tenciona gastar até 50€ e 6% tenciona gastar mais de 500€;
  • Grande parte dos inquiridos garantiu que não costuma trocar o que recebe (46%);
  • 44% planeia todas as suas compras, já 11% compra presentes por impulsivo;
  • O cartão de débito (41%) e o MB Way (22%) destacam-se como os métodos de pagamento mais utilizados.

Com o Natal à porta e a azáfama típica desta altura a instalar-se, a Escolha do Consumidor foi perceber como os consumidores planeiam viver esta época tão especial. O estudo analisa as preferências, tendências e hábitos de consumo dos portugueses no decorrer deste período festivo.

A maior parte dos inquiridos (30%) planeia gastar entre 100€ a 250€ em presentes e 22% entre 50€ a 100€. Apenas 6% considera orçamentos superiores a 500€, enquanto 11% prefere reduzir os custos e gastar até 50€. 18% dos entrevistados admite ainda que vai gastar entre 250€ e 500€ e 13% não decidiu quanto irá gastar neste período. Mais de metade dos consumidores afirma também que o orçamento se mantém semelhante ao do ano passado (61%). Em contrapartida, 26% prepara-se para gastar menos na compra das prendas deste Natal e 13% tenciona gastar mais.

Apesar da forte presença do comércio online, 48% dos portugueses quer manter a tradição de comprar pessoalmente os seus presentes de Natal. No entanto, 30% revela que vai distribuir as compras de forma equilibrada entre lojas físicas e a via online. Já 22% dos inquiridos, afirma que vai fazer as suas compras maioritariamente online, evidenciando que o digital continua a ganhar espaço, mas ainda sem ultrapassar o comércio tradicional.

De acordo com o estudo, 44% planeia comprar antecipadamente os seus presentes de Natal e apenas 11% costuma comprar por impulso. Cerca de 37% dos entrevistados planeia a maioria das compras, mas deixa alguns dos seus presentes de Natal para a última hora, equilibrando o planeamento e a espontaneidade. Curiosamente, 8% indica não saber ainda qual a estratégia de compra que vai adotar.

Quando questionados sobre o hábito de troca dos presentes de Natal, 46% dos participantes assegurou que não costuma trocar o que recebe, demonstrando uma tendência para ficar com as ofertas, mesmo que não sejam totalmente do seu agrado. Ainda assim, 29% admite fazê-lo ocasionalmente e 8% fazem-no com frequência. Por fim, 17% garante nunca trocar os presentes, valorizando o gesto e o simbolismo das ofertas.

Roupa e acessórios de moda será a opção de compra dos presentes para 32% dos inquiridos. 13% tem a intenção de comprar mais produtos de beleza e cosmética, 12% está mais inclinado para a compra de brinquedos e jogos e 11% prefere comprar experiências, desde viagens, a concertos ou vouchers. Artigos para casa (10%) e tecnologia (9%) também estão na lista do “Pai Natal” dos consumidores este ano. Por outro lado, 10% dos participantes não pretende oferecer presentes e 3% refere outras opções, como um determinado valor monetário ou admite ainda não ter decidido.

No geral, o cartão de débito é o método de pagamento mais utilizado pelos participantes (41%). O MB Way (22%), o cartão de crédito (17%) e os pagamentos em dinheiro (21%) também são três das opções eleitas pelos entrevistados. Com menor expressão surgem as transferências bancárias (4%) e outras formas de pagamento (2%).


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