Líder em notoriedade e credibilidade é a mais influente nas mudanças de consumo de marca pelos portugueses
O estudo mais recente desenvolvido pela CINT sobre sistemas de avaliação coloca a Escolha do Consumidor no topo dos sistemas de avaliação de marcas, com 93% de notoriedade. Foram 11 os sistemas de avaliação analisados, visando compreender o relacionamento dos consumidores com cada um.
A Escolha do Consumidor distingue-se como o principal sistema de avaliação em vários indicadores no decorrer do estudo, liderando em notoriedade, credibilidade e motivação de compra:
- Na notoriedade espontânea ou “top of mind”, alcançou mais de 46% das referências. Já na notoriedade sugerida obteve um valor de 47%. Logo, a sua notoriedade total é de 93%.
- Considerado o sistema de avaliação com o maior nível de credibilidade, a Escolha do Consumidor, evidencia-se com 7,6/10 face aos outros selos que obtiveram valores entre 6,2 a 6,7. Estes valores demonstram a elevada confiança que a marca inspira aos consumidores.
- A Escolha do Consumidor é considerada pelos inquiridos como aquela cujo prémio mais influencia o seu processo de compra;
- No que respeita à forma diferenciadora de comunicar, a Escolha do Consumidor lidera com 7,3/10, acima dos demais sistemas, que recebem avaliações entre 6,1 e 6,7.
Note-se que estes valores ganham tanto mais relevância quanto a imparcialidade, a credibilidade e a transparência são as características mais valorizadas pelos consumidores e a Escolha do Consumidor é eleita a que melhor cumpre estes critérios.
Os sistemas de avaliação de marcas, referem, são muito importantes para as marcas e os consumidores, segundo 50% dos inquiridos, e 65% está disposto a mudar a sua marca habitual por outra, em função de prémios atribuídos, onde a Escolha do Consumidor é, como referido, a mais influente.