A Decathlon revela uma nova e ambiciosa fase da sua visão de inovação, centrada na acessibilidade, na inclusão e no futuro do movimento ao longo da vida.

Com foco renovado na democratização do desporto através de uma inovação significativa, a empresa está a redefinir a inovação não como uma função, mas como uma mentalidade: uma força humana orientada para a mudança positiva. Guiada pelo seu sentido de “Move people through the wonders of sport”, a Decathlon posiciona a inovação como a chave para desbloquear um futuro mais ativo, equitativo e sustentável.

UMA VISÃO PARA ALÉM DOS PRODUTOS: A INOVAÇÃO COMO UMA VIAGEM

Na Decathlon, a inovação vai além do desenvolvimento de produtos. É um esforço abrangente e contínuo para ultrapassar limites e imaginar um futuro melhor para o desporto a nível mundial. Ao combinar perspetivas globais com um profundo conhecimento local, a empresa procura remover barreiras sistémicas que impedem as pessoas de praticar desporto.

Para dar vida a esta filosofia de inovação, a Decathlon lançou quatro grandes Programas de Inovação, inspirados nas tendências emergentes do desporto: “O desporto como meio para uma vida plena”. Através destes programas, a marca procura democratizar o desporto ao verdadeiro estilo Decathlon: eliminando barreiras, libertando o potencial e tornando a prática desportiva acessível a todos, em qualquer lugar.

  • UMA VIDA EM MOVIMENTO -As transições da vida – seja por lesão, idade ou falta de acesso – não nos devem impedir de nos mexermos. Este programa ajuda todas as pessoas a manterem-se ativos, com segurança e confiança, em todas as fases da vida.
  • PLAYFORMANCE - O desempenho não é apenas para os profissionais. Com o Playformance, a Decathlon torna o progresso e a alegria do desporto acessíveis a todos – não através da pressão, mas do empoderamento e da diversão.
  • EM TODO O LADO - Onde o desporto parece estar fora do alcance, a Decathlon aproxima-o. Este programa reinventa os espaços, das ruas urbanas às zonas rurais, como locais onde o movimento pode florescer.
  • AUTO-EXPRESSÃO E PERTENÇA - O desporto deve refletir todas as identidades. Este programa apoia a inclusão e a autoexpressão, ajudando cada pessoa a sentir-se vista, valorizada e em casa no mundo do desporto.

Tom Waller, Diretor de Inovação Decathlon, destaca que “Na Decathlon, inovamos para incluir, capacitar e tornar o movimento possível para todos, em todos os contextos. Trata-se de tornar o improvável acessível, independentemente da idade ou da capacidade, permitindo às pessoas alcançar o seu potencial, onde quer que estejam. A verdadeira inovação não se resume a descobertas, mas sim a torná-las parte do quotidiano de amanhã. Ao abrir novas formas de jogar, crescer e pertencer, damos vida à inovação. E é assim que ajudamos o mundo a mover-se: com propósito, com pessoas e com progresso.”

DAS DESCOBERTAS À PERTENÇA: TORNAR A INOVAÇÃO RELEVANTE

A inovação é um processo vivo e evolutivo. Não termina com um lançamento, cresce com as pessoas que a utilizam.

Em 2025, a icónica tenda “2-Second” celebra 20 anos a redefinir a simplicidade e a rapidez – a mudar o acesso ao ar livre para que as pessoas possam usufruir de cada “segundo” na natureza, sem preocupações com a complexidade de montar uma tenda.

A próxima tenda alarga esse legado a famílias e grupos maiores, levando a acessibilidade e a facilidade de acampar a toda a gente. 

A empresa continua também a expandir os limites da ciência dos materiais. Através de parcerias arrojadas, como a que estabeleceu com a RHEON LABS, polímeros de elevado desempenho, outrora reservados aos atletas de elite, estão agora a ser integrados no equipamento do dia a dia, provando que a verdadeira inovação não tem apenas a ver com invenção, mas também com escala, acessibilidade e impacto.

Mais do que um roteiro, esta visão renovada é uma mentalidade que vive muito para além de qualquer produto ou lançamento. É um movimento: uma força a longo prazo, centrada no ser humano, impulsionada pela curiosidade, pela criatividade e pela convicção de que o desporto pode, e deve, transformar vidas para as gerações vindouras.

Decathlon foi eleita Escolha do Consumidor 2025 nas categorias Loja de Desporto Online e Lojas de Desporto e Escolha Sustentável.

Conhece aqui a ConsumerChoice