A esmagadora maioria das empresas portuguesas não cumpre os prazos de pagamento aos fornecedores. São 85% as empresas que não pagam dentro do prazo, segundo dados da Informa D&B.

Segundo a consultora, estes são os piores números observados em uma década, colocando Portugal cada vez mais distante da média europeia, que regista 41,7%. As empresas portuguesas são as piores pagadoras numa análise feita pela consultora a 32 países.

Porém, nem todos os dados são negativos. Apesar de cerca de dois terços das empresas pagar com um atraso de 30 dias, os pagamentos com atraso superior a 30 dias desceram de forma significativa. Enquanto em 2017 mais de 30% das empresas se atrasaram em mais de 30 dias no pagamento aos fornecedores, esse registo desceu para 19% em 2018.

O atraso nos pagamentos é transversal a vários sectores de atividade, à dimensão das empresas e às regiões onde estão sedeadas. Embora as grandes empresas sejam também más pagadoras, só 4% pagam dentro do prazo e efetuam em média os pagamentos 48 dias antes em comparação com as pequenas e microempresas.

FONTE


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor