No ano de 2018, a venda de bens de grande consumo em promoção ascendeu aos 3,5 mil milhões de euros, um aumento face a 2017.

Os dados, de acordo com o estudo da Nielsen “Winning into the Promo Jungle”, registam um aumento de 300 mil euros em produtos em promoção comparativamente com o ano transacto. A categoria das cervejas é a que regista maior predominância, com 70% das vendas a acontecerem via promoção.
 

Actualmente, Portugal, com 29%, é o quarto país da Europa com maior pressão promocional, num ranking liderado pela Eslováquia (55%). A título de comparação, Espanha regista apenas 16%.
 

Destaque para a eficiência promocional que, apesar de ter aumentado 1%, se situa nos 46%. Quer isto dizer que a grande maioria dos players não estão a adoptar as melhores estratégias promocionais, não se verificando ganhos substanciais com vendas por esta via.
 

Das promoções realizadas em 2018, 32% beneficiaram os retalhistas e 25% foram favoráveis aos fabricantes. Apenas 17% tiveram uma influência positiva em ambas as partes.