Aos Olhos do Bankinter, de que forma os bancos terão de agir face à recessão económica do país?
A prioridade passa por (re)instalar a confiança no sistema financeiro e na sua capacidade de responder aos desafios colocados pelo contexto económico difícil (resultado da crise pandémica). Será muito importante assegurar a ligação aos consumidores – famílias e empresas -, apresentar respostas concretas, apoiar os projetos de investimento. A gestão do risco de crédito, mais do que nunca, assume uma importância adicional e, em paralelo, a capacidade de capital de todo o setor, por forma a responder aos riscos negativos que advêm deste contexto adverso.
Quais são os benefícios de ser cliente do Bankinter?
Certamente a combinação de vários fatores, que fazem com que o Bankinter apresente uma proposta concreta para os consumidores, quer particulares quer empresas. Destaco a cultura de serviço e de orientação para o cliente, os elevados níveis de preparação das nossas equipas comerciais (certificações de nível internacional), que garantem um serviço qualificado no apoio aos clientes na tomada das suas decisões financeiras. Por outro lado, dispomos de plataformas digitais que simplificam a relação com o Banco (exemplo a abertura de conta via app mobile, processo de Crédito Habitação Digital para particulares e a plataforma Trade ou Broker Divisas para empresas), melhorando a experiência de serviço e de uma gama de produtos simples, transparentes e de fácil acesso, servindo todas as necessidades quer de famílias, quer de empresas. Por fim, a solvência e capacidade financeira do Bankinter, evidente nas notações de rating de nível investment grade e recentemente destacadas no âmbito dos testes de stress efetuados pela EBA, sendo o Bankinter considerado o 3.º melhor Banco a nível europeu.
Que soluções de investimento oferecem aos clientes?
Dispomos de soluções próprias Bankinter em fundos de investimento através da Bankinter Gestión de Activos, com alargada oferta em fundos formato PPR com diferentes perfis. Acabamos de alargar essa oferta, com um novo fundo que investe em sectores de elevado potencial de crescimento e componente tecnológica (Fundo Bankinter PPR Mega Tendências), reforçando a nossa proposta. Em paralelo, dispomos de uma alargada oferta de fundos internacionais, enquadrados nas ofertas de carteiras modelos de fundos apresentadas pelo research Bankinter. Adicionalmente dispomos de soluções de médio-longo prazo, em formato seguros Unit-linked através da Bankinter Seguros de Vida, com diferentes perfis de investidores (recentemente alargamos esta oferta para 14 diferentes soluções de investimento). Contudo, o fator-chave, é a preparação e qualificação das nossas equipas comerciais, que combinam o uso de ferramentas especificas para a construção das soluções de portfolio à medida de cada cliente, e o reporting da evolução dessas carteiras, de forma regular, para que os clientes possam ajustar os investimentos aos seus objetivos.
Alteraram o método de trabalho devido à pandemia?
Desde a primeira hora, o Bankinter trabalhou para garantir total capacidade de serviço aos nossos clientes, adotando um alargado leque de medidas de proteção tanto de clientes como de colaboradores. Por outro lado, acelerámos o nosso plano digital, que permitiu disponibilizarmos mais formas de interação dos clientes com o Banco, de forma simples e segura (contratação de crédito consumo via app, abertura de conta via app, crédito habitação, contratação digital de produtos de investimento). A prioridade manteve-se: foco no serviço e nos nossos clientes, com recurso às soluções tecnológicas, mas assegurando mais do que nunca, que estamos próximos.
Acredita que o crédito é a solução para elevar a economia do país?
O crédito tem um papel relevante no estímulo à economia, e os bancos desempenham um papel único na sua capacidade de transformar a liquidez dos aforradores em crédito para os empreendedores. O desafio passa pela rigorosa gestão dos riscos, assegurando a geração de mais valor, assim como práticas de financiamento responsável, tanto a nível das famílias como das empresas. É um contexto desafiante para todos os atores do sistema financeiro, mas essencial num contexto de disponibilização de fundos estruturais para a economia e cujo efeito pode ser multiplicado através do crédito.
Qual é a palavra-chave do ano para o Bankinter?
Crescer.
Porque é que o Bankinter é Escolha do Consumidor 2021?
Pela combinação de vários elementos: foco no serviço e orientação para o cliente, capacidade de rápida adaptação ao contexto, soluções inovadoras para os clientes, qualidade e preparação das nossas equipas quer comerciais, quer das áreas de apoio, um leque de produtos e serviços competitivos, transparentes e fáceis de aceder e contratar.
Vitor Pereira
Diretor Produtos, CRM, Marketing e Canais Digitais
Formação: Licenciatura Gestão Empresas e Advanced Management Program Catolica Lisbon School of Business and Economics e Northwestern University – Kellog School of Management
Marca da sua vida: Ferrari
Fonte de inspiração: Melhorar permanentemente
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