Aos Olhos da Vito, quais são as palavras-chave do ano?
Mudança e inovação.
Não só pela “imposição” da pandemia, que nos abrigou a mudar e a inovar em diversas frentes, desde a presença no mercado, os processos internos, a proximidade digital com os clientes, a comunicação, as ações comerciais e de marketing, mas também porque é um ano que fica marcado pelo rebranding e reposicionamento da VITO. Apesar de ser um projeto que já começou a ser desenvolvido internamente em 2020, veio agora a público no 2º semestre deste ano e, é sem dúvida, um marco histórico deste ano e da história da empresa.
Além disso, alterámos também a visão estratégica sobre a associação da marca nos patrocínios, sendo a VITO neste momento um patrocinador oficial da Liga Portugal, o que se traduz em mais um passo na afirmação de liderança do mercado português.
Não existe evolução sem inovação e, graças a isso, a VITO tem tido uma projeção cada vez maior porque arrisca em fazer mais e melhor, mas sempre consciente do valor que necessita aportar aos clientes.
O que distingue as ferramentas da Vito das da concorrência?
Facilmente conseguimos identificar alguns pontos fortes e referenciados pelos consumidores na utilização das nossas máquinas e ferramentas, tal como a resistência dos materiais, facilidade e conforto de utilização, segurança, entre outros. Além disso, todas as ferramentas são exaustivamente testadas pelo nosso departamento técnico e por profissionais em situações de trabalho.
Mas a nossa distinção é muito mais do que atributos das ferramentas, sejam elas utilizadas de forma mais ou menos intensiva, existe sempre a necessidade de assistência pós-venda, manutenção, peças de substituição e, sabendo disso, construímos em 2019 um novo centro de assistência técnica na nossa sede, com instalações modernas e ampliadas, com mais engenheiros e mecânicos, com tecnologia atual e que nos garante um serviço rápido e de excelência para qualquer necessidade de intervenção nas máquinas e ferramentas.
Tudo isto torna a VITO uma marca diferenciadora e mais preparada.
A pandemia teve um impacto positivo nas vendas? Porquê?
Sim teve. O confinamento foi o clique para muitas pessoas fazerem o que sempre foram adiando nas suas casas ou propriedades, seja interior ou exterior.
Fruto da nossa grande variedade de ferramentas, não existe nada que não se pretenda fazer numa casa, num jardim ou terreno que não tenhamos na VITO. Uma vez que as pessoas decidiram então começar a fazer algo para passar o tempo isso começou a refletir-se no consumo de máquinas e ferramentas.
Com a pandemia também se perdeu o estigma de que o DIY (Do It Yourself) era apenas para aqueles com menos posses. A verdade é que se tornou uma tendência fazer as coisas com as próprias mãos e até criar peças exclusivas e únicas. Assim o DIY passou a ser tendência, a ser cool e, para muitos, tornou-se mais do que um passatempo.
O que é que foi mais vendido em época de confinamento?
Foi um crescimento generalizado em quase tudo, desde todo o tipo de ferramentas manuais, ferramentas elétricas como os berbequins, rebarbadoras, aparafusadoras e lixadoras, até artigos como máquinas de cortar relva, utensílios de jardim, pulverizadores, motoenxadas…
Qual é o posicionamento da Vito no mercado?
TOOLS FOR THE BRAVE
Não que os bravos sejam necessariamente os mais fortes, para nós os bravos são todos aqueles que se desafiam a fazer algo e, para isso, utilizam as nossas ferramentas.
A ousadia requer bravura e quem se desafia a criar algo, desde o pequeno projeto na garagem ou jardim, até aos que fazem da construção e agricultura a sua profissão, têm a possibilidade de o fazer com a VITO.
Queremos “democratizar o acesso às melhores ferramentas, para uso profissional ou no dia a dia“ e, para isso, oferecemos uma gama de máquinas e ferramentas que se adequam às diferentes exigências de qualquer trabalho.
Porque é que a Vito é Escolha do Consumidor?
Em primeiro lugar porque quem utiliza as nossas máquinas e ferramentas fica satisfeito e reconhece que as suas expetativas não são defraudadas. Não basta parecer é preciso ser.
Em segundo, porque não nos fechamos na nossa “casa” para lançar produtos, estamos ativamente no mercado, analisamos tendências, escutamos os profissionais e daqui resultam ferramentas que se ajustam às reais necessidades dos consumidores.
Além disto, são já mais de 3 décadas de experiência neste mercado e isso acrescenta confiança junto dos consumidores.
João Pintado
Diretor Marketing – Vito
Curiosidades
Formação: Gestão de Marketing – IPAM
Marca da sua vida: Nike
Fonte de inspiração: Música
Conheça aqui a Escolha do Consumidor