De acordo com dados do Guia do Mercado Laboral 2022 (GML), após alguns anos de um ligeiro abrandamento nas intenções de recrutamento, este novo ano apresenta-se com um valor recorde: 84% dos empregadores afirmam que pretendem contratar profissionais para a sua estrutura.

Sandrine Veríssimo, Regional Director da Hays, começa por destacar que “no topo das necessidade de recrutamento temos os profissionais de Tecnologias da Informação lideram a lista dos mais procurados, com 32%, o que constitui um aumento considerável relativamente ao ano anterior”.

De seguida temos os Engenheiros (30%) e os Comerciais (29%), ambos acima dos valores verificados no ano anterior. Em grande destaque estarão também os perfis de Marketing e Comunicação, que serão procurados por 18% dos empregadores em 2022. “Trata-se de um valor recorde para este tipo de perfil, cujas intenções de recrutamento tinham estabilizado nos 14% / 15% nos últimos anos e que tinham anteriormente atingido o seu máximo histórico nos 16%, em 2017”, refere Sandrine Veríssimo.

Dados do GML 2022 revelam ainda que, a fechar o top 5 de perfis mais solicitados estarão os profissionais da área Administrativa e de Suporte e os Financeiros, ambos com 13% das intenções de recrutamento. Seguem-se os perfis de Recursos Humanos / Payroll e de Logística / Supply Chain, com 12% e 11%, respetivamente, ainda que com dinâmicas diferentes: se para os profissionais de Logística este valor está relativamente em linha com o ano anterior, para os profissionais de RH as intenções de recrutamento aumentaram 5 pontos percentuais.

Sadrine Veríssimo refere que “é importante destacar, no entanto, algumas diferenças regionais nestas tendências. Na região Norte, o recrutamento de Engenheiros estará em claro destaque para 40% dos empregadores, ocupando assim a liderança da tabela. Seguem-se os perfis de Tecnologias da Informação, com 34%, e os perfis Comerciais com 30%.

A região Centro segue a mesma tendência, colocando os Engenheiros no topo das intenções de recrutamento (com o valor mais elevado a nível nacional – 46%), mas colocando menos destaque nos perfis de Tecnologias da Informação e Comerciais do que a região Norte”.

Já na região Sul, a liderança será dos perfis de Tecnologias da Informação (33%), seguidos de perto pelos Comerciais (30%) e Engenheiros (23%). Nesta região, os perfis de Marketing e Comunicação serão procurados por 20% dos empregadores.

“Em Engenharia, os resultados do nosso inquérito indicam que as prioridades deverão concentrar-se em Engenharia Mecânica, seguida de Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Eletrotécnica. Engenharia Informática foi referida por 30% dos empregadores”, conclui.

Metodologia

Este Guia Laboral do Mercado Laboral 2022 traduz-se num guia de tendências de emprego e salários, numa perspetiva de compreender o mercado de trabalho em Portugal. A primeira parte desta edição conta com uma análise das motivações de profissionais e empresas através de um inquérito anónimo com base nas respostas de 2.864 profissionais qualificados e 901 empregadores, numa análise regional incidiu sobre as regiões do Norte, Centro e Sul de Portugal. Sendo que a segunda parte conta com uma análise das dinâmicas de recrutamento em áreas e setores de mercado específicos. Os dados e opiniões aqui apresentados baseiam-se nos resultados dos inquéritos realizados e nos conhecimentos de mercado dos consultores da Hays, realizados de outubro de 2021.

Hays foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor