Aos Olhos da Frutorra, os portugueses têm tido uma alimentação mais equilibrada?
Sim, percebemos que os hábitos alimentares estão a mudar e que há uma constante procura por produtos com maior porte nutricional, com menos gorduras saturadas, produtos mais naturais e saudáveis. A nossa estratégia passa exatamente por satisfazer estas necessidades do consumidor nos diferentes segmentos.
Temos algumas subcategorias, como é o caso da nossa gama de produtos nacionais, a qual destacamos não só pela origem dos produtos ser portuguesa, como pelo maior investimento ao nível de packaging, exatamente para elevar aquilo que é “nosso”. Mas não só, criámos uma gama, além dos produtos Naturais e de Aperitivos, dedicada à Culinária, exatamente pela crescente tendência de utilização de frutos secos e sementes para cozinhar. Mais recentemente, lançámos os nossos Mixes Funcionais, Energy, Veggie e Focus, que complementam a nossa oferta, ao trazer benefícios para a alimentação do consumidor, tendo um maior aporte nutricional. E as novidades não acabam por aqui, vamos ter mais lançamentos!
Quais são as palavras-chave da Frutorra e porquê?
Podemos dizer que são Qualidade e Inovação.
A qualidade dos nossos produtos é o foco da marca. Trabalhamos com os melhores produtores de frutos secos nacionais e internacionais e todos os dias passam pela nossa fábrica toneladas de frutos secos, que são posteriormente selecionados pelas mãos hábeis e experientes dos nossos colaboradores.
A qualidade para nós é um assunto sério, por isso estamos dotados de meios técnicos de qualidade, com HACCP e certificação IFS devidamente implementados, para dar resposta às mais avançadas exigências na certificação alimentar.
No nosso Laboratório de Qualidade é feito um controlo rigoroso a todos os produtos e processos, sendo que anualmente somos auditados, tendo sempre em vista a melhoria contínua.
Acreditamos que um dos nossos grandes desafios é procurarmos continuamente surpreender o consumidor, através da identificação de tendências de consumo. Estas inovações podem passar por trazer diferentes sabores, momentos de consumo, packaging inovador ou dar primazia a determinados processos, de forma a estarmos um passo à frente.
Mantemos a aposta no nosso forte portfólio de base, mas temos procurado lançar continuamente novidades, que nos mantenham presentes na mente do consumidor e auxiliem a marca a continuamente crescer.
Como se distinguem da concorrência?
Somos líderes de mercado e fomos dotados do prémio Escolha do Consumidor 2022 na categoria de frutos secos. Acreditamos que a qualidade dos nossos produtos, notoriedade da marca e inovação tenham sido os critérios que levaram o consumidor a escolher-nos, distinguindo-nos da concorrência, como a sua marca de eleição.
Qual é o produto mais procurado pelos consumidores? Porquê?
Felizmente a nossa categoria é muito dinâmica. Se há uns anos os frutos secos eram de um consumo muito sazonal, e focado nos produtos também cultivados no nosso país, como as nozes, a amêndoa ou o pinhão, a verdade é que atualmente, ainda que continuem a ser produtos muito procurados, vemos uma clara tendência de consumo de amendoim, caju e pistacho. A par destes monoprodutos, vemos a ascensão das misturas de frutos secos, que vêm complementar a oferta, para outros momentos de consumo.
Tudo começou com uma brincadeira em 1988 e agora a Frutorra foi eleita Escolha do Consumidor na categoria “Frutos secos”. O que significa para a marca receber esta distinção?
Esta distinção ajuda-nos a perceber que estamos no caminho certo, que queremos continuar a trabalhar cada vez mais e melhor. É um motivo de orgulho para toda a nossa equipa e deve ser também para todos os clientes, consumidores e parceiros que nos seguem. Só temos a agradecer a todos os que nos têm acompanhado e confiado na Frutorra, que nos fizeram merecer este prémio.
João Fernandes
CEO
Frutorra Pimenta, Lda.
Algumas curiosidades de João Fernandes:
Formação: Economia
Marca da sua vida: Frutorra
Fonte de inspiração: A minha mãe
Frutorra foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui
Conhece aqui a Escolha do Consumidor