Ir às compras é sempre uma incógnita, nunca sabemos se vamos trazer o que realmente precisamos ou se nos vamos perder no meio de tanta oferta de produtos e pensamos “Posso vir a precisar disto!”, “Olha que útil, vou levar”, “Hmm… tem bom aspeto, por que não?”.
No meio desta “viagem na maionese”, acabamos por perder o nosso foco quando visitamos um supermercado e por muitas vezes depois chegamos à conclusão “Afinal comprei isto e nunca usei”, “Que desperdício! Nem me lembrei que tinha comprado isto!”, “Oh que pena, passou o prazo de validade!”.
A suposição de que algo poder ser útil ou ser necessário, pode acabar no lixo! Vamos pensar duas vezes antes de comprar algo e sermos um pouco mais sustentáveis, reduzindo deste modo a nossa pegada ecológica.
A Escolha do Consumidor pode ajudar-te com algumas dicas para fazeres compras no supermercado mais sustentáveis:
1º Não vás para o supermercado com fome!
Acabas sempre por comprar coisas desnecessárias. Faz compras após uma das refeições. Resulta melhor.
2º Leva sacos reutilizáveis.
Antes de entrares num supermercado, previne-te de quantos sacos poderás precisar. Evita comprar sacos de plástico. Na seção de frutas e legumes também tens ao teu dispor sacos para este fim.
3º Lista de Compras
Verifica sempre na tua dispensa o que te falta. Este truque é infalível! Vais com a lista para o supermercado e focas-te no que realmente necessitas.
4º Compra a granel
Para além de evitares comprar produtos embalados, com plástico e mais plástico, irás comprar a quantidade certa sem excessos que podem acabar por se estragarem.
5º Opta por produtos nacionais
Não só ajudas o comércio nacional como evitas consumir produtos que requerem transportes internacionais para chegar ao nosso ponto de venda.
6º Evita as compras mensais
Prefere ir semanalmente ou quinzenalmente, compras produtos sempre mais frescos e evitas o desperdício de produtos que perdem a sua validade.
Agora que já sabes alguns truques para fazeres compras mais sustentáveis, transmite-os aos teus amigos e familiares. Juntos seremos sempre mais fortes.
Conhece aqui a Escolha do Consumidor