Aos Olhos da Hays, qual é a maior ambição das empresas que contratam profissionais e de profissionais que procuram emprego?

Na Hays, o nosso foco são as pessoas e a nossa maior ambição é e sempre foi encontrar o lugar certo para a pessoa certa. Isto porque acreditamos que esta combinação é o equilíbrio ideal para que as pessoas possam, através do seu trabalho, mudar vidas e transformar as organizações num lugar melhor.

Trabalhamos para encontrar o equilíbrio entre as necessidades das empresas e as expectativas dos profissionais sobre o seu emprego ideal. Partilhamos o nosso conhecimento e experiência com ambas as partes e construímos relações duradouras e de mútuo benefício.

Quais são as vantagens de contratar os serviços da Hays?

Na Hays somos um Grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados e especializados. As pessoas procuram-nos por seremos especialistas, com mais de 50 anos de experiência em recrutamento e gestão de talento. Ao aliarmos esta visão ao know-how das nossas equipas, conseguimos prestar um serviço de excelência, com um sólido conhecimento em mais de 20 indústrias e setores por todo o mundo.

A experiência e entrega das nossas equipas, a capacidade de inovação e adaptação aos desafios e às necessidades dos nossos clientes e candidatos são os fatores que nos distinguem dos demais, que acrescentam valor a quem trabalha com a Hays e que nos fizeram ser a “Escolha do Consumidor” em 2022.

Qual é a setor profissional mais procurado?

Atualmente, temos um mercado liderado pelo candidato, o que aumenta o desafio de recrutar um pouco por todos os setores, tendo em conta os perfis. Aliás, de acordo com dados do Guia do Mercado Laboral 2022 da Hays, 44% dos empregadores afirmar que o maior desafio que enfrenta é atrair e reter talento. Mais de 80% dos empregadores afirma querer reforçar as suas estruturas e os perfis com maior necessidades de recrutamento são: IT (32%), Engenheiros (30%), Comerciais (29%), Marketing e Comunicação (18%),  Financeiro (13%) e Recursos Humanos (12%).

Existe igualdade de género por parte das empresas que pretendem contratar profissionais?

Alcançar a igualdade de género no mercado de trabalho é um trabalho ongoing, que requer planeamento, esforço e empenho de todos. Mas sim, hoje notamos que alcançar a igualdade é um objetivo comum e que é um tema que está na agenda das organizações. Há muito trabalho e projetos a ser desenvolvidos neste sentido e existe uma genuína vontade em mudar o rumo.

No entanto, é certo que ainda temos um longo caminho a percorrer. Aliás, se analisarmos brevemente alguns resultados do nosso Inquérito sobre Diversidade e Inclusão concluímos que as mulheres têm mais barreiras à progressão de carreira do que os homens – por exemplo, 47% dos homens foram aumentados em comparação com 40% das mulheres. Outro exemplo, os homens foram também os que revelaram ter mais promoções, aumentos e propostas de emprego (24%, 47% e 68%, respetivamente) em comparação com as mulheres (18%, 40% e 56%, respetivamente).

Estes são apenas alguns exemplos de como ainda temos um longo trabalho para fazer e do quanto é importante haver uma mudança de mindset e de atitude. Contudo, reconhecemos que alcançar a igualdade no mercado de trabalho é cada vez mais uma prioridade de todos.

Os profissionais são cada vez mais exigentes com as condições de trabalho?

É natural que assim seja – a evolução do mercado de trabalho é um processo natural, comum e, de certa forma, imprevisível. As dinâmicas do mundo do trabalho acabam por ser o reflexo das necessidades e exigências dos profissionais e empresas num determinado período de tempo.

Hoje em dia, estamos perante um mercado de trabalho em mudança, muito em parte, consequência da pandemia que impôs novas realidades, rotinas e dinâmicas na vida de todos. Isto acaba, naturalmente, por se refletir na necessidade de readaptação do meio laboral. Os profissionais procuram uma maior flexibilidade nas empresas no que diz respeito ao local, horário e modo como executam o seu trabalho, bem como à forma como são reconhecidos e recompensados. Estão, de facto, mais exigentes e menos recetivos a novas oportunidades.

Isto, leva-nos ao grande desafio que as empresas enfrentam nos dias de hoje: a dificuldade de recrutar e reter talento. Aliás, os inquéritos recentes que realizámos para a nova edição do Guia do Mercado Laboral 2022 revelam que mais de 80% das empresas quer reforçar a sua estrutura este ano – um número bastante mais elevado, comparado com o número de profissionais que quer mudar de emprego.

Mas acredito que é neste gap que precisamos de trabalhar de forma estratégica, isto é, encontrar o equilíbrio entre ambas as partes. O desafio passa por encontrar o profissional com o perfil certo e que se identifica com o desafio, com a necessidade da empresa. Para isso, é preciso ter o know-how e a experiência do mercado, assim como possuir os contactos certos de forma a garantir sucesso e agilidade no processo.

Para estes novos tempos, será importante as empresas terem em mente que terão de ajustar as suas políticas de employer branding, tornando-as mais flexíveis, recetivas e ágeis. Isso pressupõe abertura para implementar um processo de transformação e gestão de mudança, onde um parceiro especialista em recrutamento e seleção será o ponto de partida chave.

Eleita Escolha do Consumidor na categoria “Emprego e Recrutamento”, qual é a importância deste selo para a Hays?

Este prémio é um reconhecimento muito importante para toda a nossa equipa. O mercado reconhecer o nosso trabalho é sempre gratificante, principalmente, em tempos tão desafiantes como estes. Significa que, no final, continuamos a cumprir a nossa missão – mudar a vida dos nossos candidatos com impacto nas organizações.

Sermos “A Escolha do Consumidor” vem também reforçar o nosso posicionamento enquanto experts e dos líderes de mercado – e é o reflexo do excelente trabalho e de toda a dedicação que as nossas equipas colocam em cada projeto.

Paula Baptista

Managing Director

Hays Portugal

 

Curiosidades sobre a Paula:

Formação: Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica

Marca da sua vida: Hays

Fonte de inspiração: Sem dúvida os meus Pais

Hays foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor