Aos olhos do Imovirtual, qual é a maior procura dos portugueses?
Continua a verificar-se uma tendência de maior procura por espaços exteriores, como moradias, terrenos, quintas e herdades. No entanto, face ao crescimento exponencial e ao boom de 2020, há uma estabilização, mas com o crescimento ainda evidente face à pré-pandemia. Apesar deste aumento, a maioria dos utilizadores ainda pesquisa por Lisboa e Porto, onde naturalmente a procura é maior por apartamentos.
O interior do país tem vindo a ser mais procurado nestes últimos anos?
Seguindo a tendência de 2020, que se volta a verificar em 2021 face a 2019, mantém-se a procura de casas fora das zonas metropolitanas de Lisboa e Porto, aumentando a procura por cidades alternativas, face ao ano pré-pandemia. A procura nessas cidades é sobretudo por moradias, sendo que as localidades com maior aumento de procura face a 2019 são as que registam preços mais acessíveis, como Guarda, Portalegre e Beja têm preços mais acessíveis).
Têm registado um maior tráfego estrangeiro no meio imobiliário?
A pandemia parece ter causado uma diminuição do interesse estrangeiro pela procura de imobiliário em Portugal em 2021, sobretudo face a 2019. Há uma quebra significativa na procura por parte de cidadãos norte-americanos, o que solidifica os brasileiros no top das nacionalidades mais interessadas no imobiliário nacional. Face a 2019, regista-se em 2021 um aumento do interesse pelo mercado nacional por parte de diversos países europeus.
Porque é que a Imovirtual é o melhor sítio para comprar e/ou vender casas?
Somos uma marca portuguesa, há 10 anos no mercado e reconhecida pelos portugueses. Uma prova disso mesmo são os oito anos consecutivos em que somos vencedores do prémio Escolha do Consumidor. Somos atualmente o portal com o maior número de imóveis em Portugal e número 1 na satisfação dos nossos clientes profissionais. Procuramos ser a solução junto dos clientes na hora de comprar, arrendar ou vender um imóvel.
Quais são as novidades para este ano?
No dia 24 de fevereiro levantámos o pano daquilo que será o próximo ano do Imovirtual. Lançámos uma campanha publicitária “Portugal não é só fachada” que procura promover todas as regiões do país e alterámos a nossa assinatura de marca para “De casa cheia”, pois somos o Portal com o maior número de imóveis em Portugal.
Para o restante ano de 2022 prometemos várias surpresas e novidades.
A Imovirtual é Escolha do Consumidor pelo oitavo ano consecutivo na categoria “Comércio Imobiliário Online”. O que significa para a empresa receber esta distinção por parte dos consumidores?
Receber este prémio reforça o nosso posicionamento enquanto marca transparente e próxima no mercado. O selo Escolha do Consumidor é muito valorizado em Portugal. É um orgulho para nós recebê-lo pelo oitavo ano consecutivo e estamos muito gratos a todos os portugueses que nos elegeram.
Diogo Lopes
Marketing Manager
Imovirtual
Curiosidades sobre Diogo
Formação: Arquitectura
Marca da sua vida: Lego
Fonte de inspiração: Um copo de vinho tinto
Imovirtual foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui