A Delta é uma das principais love brands nacionais e lidera como uma das marcas com as quais o consumidor tem maior relação emocional
A Escolha do Consumidor divulga pelo segundo ano consecutivo os resultados do estudo “Emotional.i”, que permite identificar o vínculo de intimidade emocional do consumidor com determinada marca. As notas obtidas classificam, de 0 a 10, as emoções dos consumidores e ajudam as marcas a trabalhar as suas estratégias de mercado. Este ano, a média desta relação emocional é de 6.0, o que não difere do ano passado. O estudo avalia também a influência da faixa etária, do género e da região geográfica dos consumidores na relação emocional com as marcas.
Cada faixa etária tem um relacionamento distinto com as marcas. Quando somos mais novos, temos uma tendência para estar mais emocionalmente ligados ao que comemos e bebemos, neste sentido a marca Black Pig e a Delta são as preferidas destas idades. Já quando somos mais velhos conectamo-nos a outro tipo de produtos, neste caso a Halibut Muda Fraldas e a WaterWipes são as marcas mais apreciadas.
José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor, menciona: “Há muito tempo que trabalhamos com a Delta e sempre foi uma das marcas nacionais mais relevantes e seguidas de forma muito leal pelos consumidores. Quando as marcas são genuínas, como a Delta, é algo visível e que transparece, criando um sentimento muito mais forte de proximidade. Para além da experiência positiva da marca, há outras dimensões como a história e a forma como a marca se envolve com os próprios consumidores. Não somos apenas afetados pela experiência de consumo, mas também pela forma como vivemos a marca e pela forma como a marca comunica connosco no dia-a-dia.”
O género também influencia a ligação emocional às marcas. O homem tem uma média de ligação às marcas de 6.1 e a mulher de 6.0. As categorias às quais os homens dão maior importância são a Eletrónica & Eletrodomésticos e Auto, já para as mulheres as categorias principais são a Alimentar e Babies & Kids.
A classificação das emoções dos consumidores baseia-se na seguinte escala: Desprezo (0 a 2); Desilusão (2 a 4); Apatia (4 a 6); Admiração (6 a 8) e Paixão (8 a 10), sendo que o Desprezo representa emoções negativas fortes e a Paixão representa o nível de excelência, com marcas que têm uma relação íntima com os consumidores. Esta classificação possibilita as mesmas trabalharem as suas estratégias de mercado, identificando pontos a serem melhorados na sua relação com os consumidores.
O estudo Emotional.i expõe assim os consumidores a 8 dimensões de sentimentos (a nível cognitivo, emocional e comportamental), que se combinam em 46 pares opostos, permitindo medir o vínculo afetivo entre consumidores e marcas: o reconhecimento da marca; a confiança na marca; a atenção da marca; os laços à marca; a lealdade à marca; a experiência da marca; a energia da marca e o amor à marca.
Quais são as categorias e marcas que os portugueses mais adoram?
Das treze categorias de comércio e serviços avaliadas no Emotional.i, as marcas que alcançaram uma média superior, mostrando assim um maior agrado dos consumidores, foram a WaterWipes, seguindo-se a Black Pig, a Loja do Shampoo e a Delta.
A categoria à qual os consumidores sentem maior ligação é a Alimentar (6.4) com especial destaque às marcas Gutbio e a Origens Bio. Segue-se a categoria Babies&Kids (6.2), a evidenciar as marcas Nutribén e a Halibut Muda Fraldas. Na categoria de Bebidas (6.2) as marcas que ressaltam são a Black Pig, a Delta e a Tetley. Quando a categoria é Casa & Escritório (6.2), a Antarte, o Gato Preto e a Fairy são as marcas que se destacam.
Por outro lado, na categoria de Saúde, Beleza & Bem Estar (6.0) as marcas que se evidenciam são a Waterwipes, Loja do Shampoo e Fisiolar. Já na categoria de Eletrónica & Eletrodomésticos (5.9) a PC Diga e a Miele, são as marcas que se distinguem. Quando o tema é sobre Viagens & Lazer (5.9) a Science4You e Sana Hotels são as marcas que marcam a diferença. Na categoria de Auto (5,9), as marcas Mforce, a Benecar e a Matrizauto são as mais evidenciadas.
Já na categoria Sports (5.7), Holmes Place é a marca que se destaca de todas as outras. Na de Serviços Imobiliários (5.5), o Idealista e a RE/MAX são as que atingiram valores mais elevados. A Fidelidade e a Volkswagen Financial Services são as marcas que se evidenciam, na categoria de Banca & Seguros (5.5). Na área de Hiper & Supers (5.5) a marca que se destaca é o LIDL. Por último, na categoria de Serviços (5.4) as marcas mais relevantes são o Kuanto Kusta, DPD e o OLX.
Consegue-se ainda observar, através do Emotional.i, que existe uma média mais elevada de ligação emocional às marcas no Alentejo (6.7), onde se localiza precisamente a Delta, em comparação com Lisboa ou o Centro, onde a média é de 6.0. Para a realização deste estudo, com o intuito de identificar as emoções que os consumidores nutrem pelas marcas, foi desenvolvido um questionário de 46 perguntas, com mais de 580 marcas avaliadas e com 4297 inquiridos.