Os Happy Awards, sistema inovador de qualificação das organizações no que diz respeito ao nível da felicidade, incorpora uma avaliação 360º, através da auscultação de todos os seus stakeholders: colaboradores, clientes e fornecedores. Nesta segunda edição, o estudo distinguiu do conjunto de entidades participantes: A Casa das Casas, Alberto Oculista, Make a Wish, RE/MAX e Zome.
No total, foram realizadas 720 avaliações de colaboradores, clientes e fornecedores das organizações participantes, de forma a analisar o nível da felicidade e bem-estar nestas entidades. Para tal, a metodologia implementada nos Happy Awards tem como base uma abordagem incisiva, inovadora, dinâmica, imparcial e transversal, que analisa e tem em conta a opinião destes três grupos.
“Este sistema de avaliação visa medir a felicidade, o bem-estar e a realização pessoal dos colaboradores em organizações de diferentes setores. Além disso, permite avaliar a satisfação dos clientes e fornecedores. Com este reconhecimento esperamos motivar outras entidades a elevar os seus índices de felicidade internos, incentivando-as a melhorar nos pontos que são indicados como mais importantes pelos colaboradores, mas também pelos clientes e fornecedores”, refere Teresa Preta, Managing Director da ConsumerChoice.
Este sistema de avaliação visa medir a felicidade, o bem-estar e a realização pessoal dos colaboradores em organizações de diferentes setores. Além disso, permite avaliar a satisfação dos clientes e fornecedores. Com este reconhecimento esperamos motivar outras entidades a elevar os seus índices de felicidade internos, incentivando-as a melhorar nos pontos que são indicados como mais importantes pelos colaboradores, mas também pelos clientes e fornecedores.
Segundo os resultados dos estudos realizados, verifica-se que, no que toca à felicidade e satisfação da experiência na organização, a preocupação com a vida pessoal, o ambiente de trabalho e o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional são alguns dos principais fatores valorizados pelos colaboradores. A grande maioria dos colaboradores inquiridos sentem-se ainda bastante alinhados com os valores das empresas e orgulhosos das suas organizações.
No que diz respeito à experiência na função, os colaboradores questionados sentem-se bastante felizes e satisfeitos com a relação que mantêm com a sua hierarquia e equipa, e sentem na maioria dos casos que são confiáveis para as suas chefias. Revelam também que a estabilidade profissional e abertura para dar a sua opinião são aspetos essenciais para a felicidade no trabalho.
Este estudo avalia ainda a felicidade e satisfação dos colaboradores relativamente à sua experiência pessoal. Os colaboradores consideram relevante contar com o apoio por parte dos amigos e familiares, a felicidade pessoal, a predisposição para ir trabalhar, ou seja, o nível de energia e a saúde pessoal. De forma geral, os colaboradores das empresas avaliadas estão satisfeitos em relação a estes pontos.
Além dos colaboradores, o estudo associado aos Happy Awards avalia também a satisfação dos clientes destas organizações para quem a qualidade dos produtos e serviços à disposição e a confiança que possuem na organização têm uma importância considerável, com um grau de felicidade e satisfação em relação a estas características muito positivo. No caso dos fornecedores destas organizações, o cumprimento dos prazos de pagamento e a confiança nas organizações são considerados fundamentais. No entanto, mostram-se, no geral, felizes e satisfeitos em relação a estas componentes.
Todas as empresas no mercado nacional, independentemente do seu sector, dimensão e antiguidade podem submeter a sua candidatura. As organizações com classificação mínima de 70% das avaliações globais serão distinguidas.