Consumidores planeiam cada vez mais as suas compras e aproveitam a Black Friday para investir em produtos de maior valor
Mais uma vez, os portugueses aderiram em grande escala à Black Friday, procurando aproveitar as melhores promoções do ano. De acordo com os dados do KuantoKusta, plataforma de comparação de preços e marketplace, as categorias com maior volume de compras foram Smartphones e Acessórios e Saúde & Beleza, seguidos de perto pelos Eletrodomésticos.
Dentro da categoria de smartphones, o Iphone 17 e Samsung Galaxy S24, destacaram-se como os produtos mais procurados.
Rita Faria, Diretora Geral do KuantoKusta, afirma que “os portugueses estão cada vez mais estratégicos nas suas compras. A Black Friday deixou de ser uma compra por impulso e passou a ser um período de planeamento, em que as pessoas realmente analisam e comparam antes de decidir.”
As categorias que registaram maior crescimento face a 2024 foram Saúde e Beleza, com um incremento superior a 12%. Em média, os utilizadores do KuantoKusta gastaram 163 euros, adquirindo mais de 2000 produtos, um aumento de 30.000 euros face ao consumo médio no restante do mês.
Com o e-commerce a crescer cada vez mais, o KuantoKusta reforça o papel das plataformas de comparação de preços na promoção de compras mais informadas e conscientes. A empresa destaca ainda a importância da transparência e da monitorização de preços, especialmente em períodos de grandes campanhas como a Black Friday.









