A Impacting Digital, consultora de estratégia de negócio focada na transformação digital, acaba de lançar o estudo “Hábitos de consumo de informação online de C-Levels em Portugal”.

Conhecer os interesses e comportamentos de consumo de informação online por parte dos decision makers no nosso país é o principal objetivo deste estudo.

Com base nos resultados obtidos com a 1ª edição deste estudo, é possível concluir que os meios digitais ganham cada vez maior relevância e o consumo de informação online também é uma constante no dia-a-dia dos C-Levels.

Entre as diferentes plataformas online, são os jornais que lideram os meios digitais mais utilizados para o consumo de informação online, seguidos das redes sociais. Na sua globalidade é de salientar que o acesso à informação online por parte dos C-Levels em Portugal é feito através de meios digitais diversificados. Neste sentido, apesar dos jornais online e das redes sociais representarem os meios mais utilizados para aceder à informação, os C-Levels identificam ainda os sites especializados, o Google ou mesmo o YouTube como meios relevantes.

Apesar da maioria da informação consumida online ser gratuita, existe um consumo pago de meios que variam entre sites de economia (37,5%), jornais online (25%), comunicação e marketing (12,5%), música (12,5%) e desporto (12,5%). Entre os participantes, 24% afirma ainda pagar por conteúdos específicos, nomeadamente relacionados com economia (37,5%), jornais online (25%), comunicação e marketing (12,5%), música (12,5%) e desporto (12,5%).

Das catorze redes sociais com as quais estão mais familiarizados, o Facebook (47%), o Linkedin (28%) e o Instagram (11%) são as mais utilizadas como fontes de consumo de informação, sendo que os conteúdos mais procurados nestes meios digitais são notícias e entretenimento.

Relativamente ao tempo que, em média, dedicam diariamente ao consumo de informação via redes sociais, metade dos inquiridos (50%) assume que o faz cerca de 30 minutos por dia. Apenas 4% refere que despende mais de duas horas diárias. As alturas do dia em que mais tempo passam nas redes sociais é à noite (30%) e de manhã (28%), apontando a tarde (13%) e a hora de jantar (13%) como as alturas em que menos acedem às redes sociais.

Saiba quais os hábitos de consumo de informação online
Meios digitais mais utilizados para consumo de informação online

 

Informação relevante tende a ser partilhada

É o que nos diz a maioria dos participantes. Desta maioria, 52% fá-lo de forma pública. No entanto, há quem prefira as interações privadas (48%), via chat ou e-mail. No que refere à forma como consomem informação via redes sociais, a maioria admite que tem por hábito partilhar informação que considera relevante, mas nem todos o fazem de forma pública. Uma percentagem significativa (48%) prefere partilhar ou mesmo comentar de forma privada, via chat ou via e-mail.

Quanto ao tipo de conteúdo que consomem, os conteúdos em vídeo são importantes para a maioria, sugerindo uma preferência pela síntese ou mesmo por uma forma de apresentação dinâmica dos conteúdos. Isto porque, além da relevância do conteúdo que é veiculado, a curta duração do vídeo é um dos fatores apontados como relevantes neste tipo de conteúdos. Os C-Levels não são, de todo, influenciados pela popularidade do conteúdo. Da mesma forma, a credibilidade da fonte também é um fator decisivo para consumir determinado conteúdo.

Em relação aos dispositivos que os C-Levels em Portugal utilizam com maior frequência ao longo do dia para aceder à informação online, o smartphone é, sem sombra de dúvida, o mais utilizado – à exceção, contudo, do período da tarde, altura em que a maioria dos inquiridos utiliza mais o laptop e o desktop. Numa análise geral, os resultados sugerem que a portabilidade, comodidade e avanços tecnológicos associados ao smartphone se sobrepõem aos restantes dispositivos.

O hábito de ler as notícias através de dispositivos móveis tem vindo a aumentar ao longo dos últimos 5 anos e, tendo em conta as respostas obtidas dos participantes, podemos concluir que os C-Levels portugueses não fogem à regra e que é de noite que têm mais disponibilidade para o consumo de informação online. No entanto, e tendo em conta a importância da relevância do conteúdo que foi demonstrada ao longo do questionário, é bem possível que a disponibilidade se crie em alturas menos tendenciosas como, por exemplo, a hora de almoço.

Saiba quais os hábitos de consumo de informação online
Dispositivos mais utilizados ao longo do dia

 
Fonte: Hábitos de Consumo de Informação Online de C-Levels
 


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