Em janeiro de 2018, o Primeiro ministro António Costa liderou em termos de exposição mediática, ao protagonizar 155 notícias com 5 horas e 53 minutos de duração durante o mês.
Note-se que esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período e que na contabilização do tempo se considera o tempo total de duração da notícia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi segundo, intervindo na primeira pessoa em 106 notícias de 5 horas e 7 minutos de duração.
O recém-eleito líder do PSD, Rui Rio ocupou o terceiro lugar, tendo estado perante os ecrãs por 4 horas e 19 minutos de duração, repartidos por 74 notícias.
Pedro Santana Lopes, que foi candidato à liderança do PSD, foi quarto, intervindo diretamente em 66 notícias de 3 horas e 59 minutos de duração.
Em quinto lugar ficou Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, que teve intervenção direta em 56 notícias de 2 horas e 8 minutos de duração.
Mário Centeno (ministro das Finanças), Assunção Cristas (líder do CDS-PP), João Pedro Matos Fernandes (ministro do Ambiente), Adalberto Campos Fernandes (ministro da Saúde) e Francisca Van Dunem (ministra da Justiça) completam a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total durante o mês de janeiro de 2018.
Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 e 31 de janeiro de 2018. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo; 24: Sumário (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal das 8 e Jornal da Uma (TVI).
Fonte: Marktest