O maior evento de compras do ponto de vista dos portugueses.
Cada ano milhares de apaixonados pelos saldos aguardam ansiosamente a chegada do fim de novembro. É nesse período que acontece o maior e mais louco evento de compras do ano. Vendedores preparam-se durante o ano inteiro para finalmente, no dia 29 de novembro, revelar as melhores promoções e descontos para os seus clientes.
Originalmente, a Black Friday era conhecida somente nos Estados Unidos. Entretanto, nos últimos anos, o evento espalhou-se por todos os continentes e países, Portugal incluído. Os portugueses acolheram de braços abertos as oportunidades de participarem em grandes saldos e de poupar durante o evento.
Em quais cidades de Portugal a Black Friday é mais popular? Quais são as diferenças de atitude em relação às compras entre homens e mulheres? Quanto o português está disposto a gastar e em quais produtos? Onde e quando os portugueses compram? A equipa de analíticos do Picodi.com examinou o fenómeno da Black Friday e respondeu a essas questões.

A Black Friday não é a única oportunidade de poupança do mês de novembro. Embora ainda não seja tão popular em Portugal, muitos países, sobretudo os orientais, comemoram o 11/11 ou o Dia dos Solteiros. Chamado assim por causa da repetição do número 1 na data, este evento representa as pessoas solteiras do mundo, o Dia dos Solteiros é original da China. Os altos descontos oferecidos nesse dia atraem uma multidão, especialmente na Ásia.
A pesquisa conduzida pelo Picodi.com mostra claramente onde a Black Friday predomina em Portugal. Entre os respondentes da pesquisa que participaram pelo menos uma vez no maiores eventos de poupança do mês de novembro, 75% aderiu aos saldos da Black Friday. 22% aproveitou as vantagens dos dois eventos, a Black Friday e o Dia dos Solteiros. Apenas 3% respondeu que participou somente no Dia dos Solteiros.
 

Boom de compras nas cidades de Portugal


Embora a Black Friday seja comemorada em Portugal, em algumas cidades do país as pessoas participam mais do que em outras. Levando em conta os dados internos do Picodi.com, encontramos cidades onde o aumento de visitas nas lojas online foi maior (comparadas com uma sexta-feira comum).
O maior aumento de interesse nas promoções da Black Friday foi notado, curiosamente, entre os cidadãos de Alverca do Ribatejo. Houve um aumento significativo da popularidade entre os residentes de Guimarães e Braga, que ocuparam o segundo e o terceiro lugar respectivamente. As cidades de São João da Madeira, seguida de Leiria também se destacaram quanto ao aumento das vendas no período da Black Friday, ocupando o quarto e o quinto lugar respectivamente.
 

Consumo entre mulheres contra homens


As promoções da Black Friday são populares entre cidadãos de ambos os géneros em Portugal. Cerca de 76% das mulheres respondentes vão participar na Black Friday Portugal 2019 — é apenas 2% menos do que os consumidores do sexo masculino.
As mulheres compram mais produtos: 3.2 em comparação com 2.5 comprados por homens. Surpreendentemente, os homens gastam mais do que as mulheres na Black Friday. Em média uma mulher está disposta a investir cerca de 208€ nas compras da Black Friday, enquanto que um homem gasta em torno de 309€
A razão por trás dessa diferença pode residir no facto que durante a Black Friday uma das categorias de produto mais compradas por homens é a de eletrónicos. Salvo isso, os consumidores de ambos os sexos feminino e masculino escolheram vestuário e calçado como preferência nas suas compras no primeiro e segundo lugar respetivamente.
Tudo o que diz respeito à Black Friday gira em torno das promoções. Nesta questão, homens e mulheres têm preferências distintas. Tanto homens como mulheres escolheram como o desconto preferido os descontos mais altos em produtos selecionadas.. O segundo tipo de desconto preferido das mulheres e dos homens é o desconto mais baixo em toda a gama de produtos. Por outro lado, o terceiro tipo de promoção favorito dos homens é o de cupões e códigos promocionais e das mulheres, promoções tipo três no preços de dois.
 

Sem tempo a perder


A popularidade das compras online é crescente ano após ano, especialmente por causa dos eventos como a Black Friday e o Dia dos Solteiros. Mesmo assim, só 24% dos portugueses vai fazer compra exclusivamente online na Black Friday. Quase 44% optou por fazer compras tanto online como em lojas físicas e 32% dos portugueses entrevistados declarou que vai comprar exclusivamente em lojas físicas.
Uma das razões adversas a fazer compras em shoppings é ter que esperar em filas. Apesar da situação em Portugal não ser extrema, não se pode dizer o mesmo de outros países nos quais a espera é tão grande que foram criados tutoriais especiais sobre como encarar da melhor forma as filas intermináveis da Black Friday. No entanto, nem todo mundo está disposto a perder o seu precioso tempo esperando em uma fila. Entre os respondentes portugueses, 24 por cento das mulheres e 32 por cento dos homens declararam que preferem desistir de uma compra a esperar numa fila..
Quem decide fazer pedidos online não precisa preocupar-se com filas e pode fazer compras 24 horas por dia. Na internet de Portugal os picos de atividade comercial são observados à meia-noite do evento e, depois, às 10 horas da manhã. Os consumidores fazem compras de casa ou mesmo no trabalho — 40 por cento dos entrevistados portugueses admitiu fazer compras online enquanto estão a trabalhar.
 
Fonte


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