Os ouvidos são como janelas através das quais interagimos com o mundo e sendo a audição um dos sentidos mais importantes do nosso corpo, deveremos conhecê-la e protegê-la devidamente.

Para melhorar, facilmente, a nossa saúde auditiva e evitar as consequências da exposição diária a ruídos altos, de infeções ou da falta de cuidado e higiene regulares, é necessário cumprir apenas algumas regras:

  • Limitar a exposição frequente e prolongada a sons e ruídos altos e repentinos
  • Ouvir música com auriculares/auscultadores, relativamente baixo, de modo que consigas ouvir sons do exterior
  • Nas discotecas, bares e concertos, sair de vez em quando onde se concentra mais barulho, para descansar os ouvidos
  • Fazer exercício, reduzir o consumo de álcool e tabaco e manter uma alimentação saudável
  • Mergulhos e desportos náuticos é aconselhável utilizar protetores auriculares apropriados
  • Limpar os ouvidos apenas com água e sabão, nunca utilizar cotonetes para remover a cera
  • Realizar testes auditivos regularmente a partir dos 30 anos

Em Portugal existe cerca de um milhão de pessoas com perda auditiva e, em média, o tempo entre o aparecimento dos primeiros sintomas e a decisão de procurar ajuda especializada ronda os sete anos. O problema pode acontecer praticamente em qualquer altura da vida, com igual incidência em ambos os sexos. A maior parte das pessoas vai perdendo a audição de forma gradual à medida que a idade avança, o que explica a elevada incidência do problema na população mais sénior.

É por isso que, numa situação de perda ou problemas de audição é indispensável consultar um médico e, em casos extremos, adquirir um aparelho auditivo. E como escolher o melhor centro auditivo?

Como resposta a esta questão, a Escolha do Consumidor realizou um estudo de mercado com o objetivo de compreender quais os atributos mais valorizados pelos consumidores na escolha do melhor centro auditivo.

A certificação do centro e a formação dos colaboradores é um atributo fundamental e transversal à maior parte dos inquiridos, assim como o profissionalismo no atendimento, sendo um fator complementar e decisivo na sua escolha.

Neste contexto, a capacidade do aconselhamento também é valorizada pelos consumidores, pois sendo um tema bastante específico, é essencial o centro oferecer um aconselhamento personalizado visto que os casos diferem de pessoa para pessoa.

A credibilidade é um ponto valorizado por 90% dos clientes, a confiança que a marca transmite e a alta qualidade são fatores essenciais para escolher um centro em detrimento de outro.

Já no momento da escolha do produto, avaliar o aparelho mais indicado para cada cliente e a respetiva garantia são determinantes, assim como a política de devoluções ser adequada, permitindo com facilidade, trocar ou devolver o produto em questão.

Cerca de 85% dos consumidores realça ainda a importância na realização de exames complementares e um devido acompanhamento pós-venda.

Como conclusão deste estudo, os consumidores elegeram a Minisom como Escolha do Consumidor 2022, na categoria “Centros Auditivos”, com um grau de satisfação de 81,99%.

Prevenir a perda auditiva

De facto, um dos conselhos mais simples de seguir para prevenir a perda auditiva e detetar qualquer anomalia na audição é ir a um centro auditivo, pelo menos uma vez por ano para realizar um teste auditivo. Na maioria dos casos detetados precocemente é possível restituir a audição à pessoa. Em casos mais graves, em que a ação clínica não é eficaz, os aparelhos auditivos são a solução recomendada, podendo melhorar significativamente a audição perdida.

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Guia do Consumidor 2022

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