• Todos os anos, a Black Friday e a Cyber Monday oferecem oportunidades incríveis, mas são também os dias com mais ataques de phishing financeiro.
  • Os consumidores estão mais seguros no chamado “Grey Saturday”, quando onúmero de ataques diminui até um terço apesar de também ser um dia de muitas compras.
  • O “Grey Saturday” foi identificado durante o relatório anual da Kaspersky Lab sobre novos ataques de phishing financeiro detetados durante esta época festiva.

O relatório da Kaspersky Lab encontrou sinais que mostram uma diminuição acentuada dos ataques durante o “Grey Saturday” tanto em 2015 como em 2016. No último ano, houve uma descida de 33% no número de ataques a websites populares de marcas de retalho e de pagamento online (de cerca de 770.000 para 510.000 ataques detetados), apesar de este ser o segundo maior dia de compras em alguns países, como é o caso dos EUA.

 
“Grey Saturday”: o dia de compras mais seguro desta época festiva
 
Este dia acaba por ser um raro momento de descanso dos hackers numa época festiva cada vez mais atarefada, que agora começa em Outubro e termina em Dezembro.
Tradicionalmente distribuídos via email, os ataques de phishing atraem agora os consumidores através de weblinks, banners, redes sociais e muito mais, persuadindo-os a partilhar as suas informações financeiras e fazendo-os crer que estão a lidar com marcas conceituadas e reconhecidas.
“O aumento do número de pessoas que utiliza métodos de pagamento, compras ou acede às suas contas bancárias online mostram-nos que os ataques de phishing financeiro são agora uma constante durante todo o ano, mas a época festiva torna-os mais fáceis de camuflar no meio do ruído. Nesta época do ano, o esforço das marcas a nível de marketing e publicidade dispara e com consumidores cada vez mais a tratarem das suas transações nos telemóveis – provavelmente quando estão fora de casa e com pressa – quase toda a gente está mais exposta e com menos tempo para pensar e verificar. No “Grey Saturday”, o número de ataques diminui significativamente. Os fins-de- semana geralmente têm um menor número de ataques e menos pessoas online – mas neste dia de muitas compras, essa é uma vantagem adicional. Acreditamos que esta tendência de 2016 irá continuar em 2017, por isso, se planeia fazer compras online nesta altura, escolha o dia com cuidado”, afirma Nadezhda Demidova, Analista líder de conteúdo Web da Kaspersky Lab.
Outras descobertas do relatório incluem:

  • Após uma diminuição em 2015, o phishing financeiro que ataca sistemas de pagamento, bancos e websites de retalho online aumentou de novo em 2016.
  • O phishing financeiro corresponde agora a 49.77% de todos os ataques de phishing, acima dos 34.33% registados em 2015.
  • Consumidores que usam dispositivos móveis são provavelmente um dos principais motivos responsáveis pelo aumento do phishing financeiro: a utilização de smartphones para consultas, pagamentos e compras online duplicou no último ano de acordo com o Index de Cibersegurança de 2017 da Kaspersky Lab.
  • Phishers financeiros estão a explorar o nome da Black Friday nos seus ataques e a aproveitar-se da consciência e preocupação dos consumidores em relação à segurança online – camuflando as suas mensagens de ataque como alertas de segurança, insinuações de que o utilizador foi hackeado ou acrescentando mensagens tranquilizadoras de segurança.

De forma a manter a sua proteção enquanto faz compras online – ou em qualquer outra altura – a Kaspersky Lab aconselha:

  • Não clique em nenhum link recebido de fontes desconhecidas ou que pareça suspeito.
  • Não utilize redes de Wi-Fi públicas inseguras para realizar pagamentos online uma vez que os hotspots podem ser facilmente hackeados para monitorizar o tráfego do utilizador e roubar informação confidencial.
  • Não preencha detalhes do cartão de crédito em websites desconhecidos ou suspeitos e verifique sempre se a página é genuína antes de preencher qualquer informação pessoal (verifique pelo menos o URL). Websites falsos podem ser muito parecidos com os verdadeiros.
  • Utilize apenas websites com conexões seguras – o endereço deve começar com HTTPS://.
  • Quanto mais informação for requisitada, mais cautela deve ser; confirme se o website necessita de toda a informação que é pedida.
  • Relembre-se que os bancos e empresas de pagamentos nunca lhe pedirão para inserir todas as suas credenciais. Quando tiver dúvidas, ligue-lhes.
  • Instale uma solução de segurança no seu dispositivo que inclua tecnologias para a prevenção de fraude financeira. A tecnologia Safe Money presente nas soluções Kaspersky Lab cria um ambiente seguro para transações financeiras a qualquer nível.

O relatório da Kaspersky Lab de phishing financeiro na época festiva é baseado na informação recolhida pelos componentes heurísticos anti-phishing da Kaspersky Lab, que são ativados cada vez que um utilizador tenta abrir um link de phishing que ainda não foi adicionado à base de dados da Kaspersky Lab.
Para saber mais sobre as mais recentes tendências e exemplos de phishing desta época festiva, veja o Relatório de Ameaças “Beyond Black Friday” da Kaspersky Lab em Securelist.
 


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