Dia 4 de Outubro é o Dia Mundial do Animal e para celebrar este dia que tal não adiar mais aquele desejo que sempre tiveste de adotar um cão?

Mas para tomares um passo tão importante na tua vida e na vida da tua família, damos-te algumas dicas para receberem com carinho mais um membro na vossa família:

  • Dedica tempo ao teu novo amigo, para lhe permitir adaptar-se ao seu novo ambiente e estabelecer uma rotina do dia-a-dia. Trabalhares a partir de casa ou tirares alguns dias de férias permitirá passares algum tempo importante de qualidade com o teu novo animal de estimação.
  • Escolhe o nome dele. É muito divertido escolher um novo nome em família. Quando encontrarem um que adora, comece a utilizá-lo de imediato e sempre que interagir com ele.
  • Defina uma lista de regras da casa. É importante que todos os membros da família sejam consistentes – por exemplo, será confuso para o teu cão se alguém o deixar ir para o sofá e outro membro da família não o deixar. É muito fácil os novos cachorros desenvolverem hábitos atrevidos se não forem supervisionados. Por isso, se o deixares pedir comida à mesa uma vez, espera que ele o faça em todas as refeições!
  • Mantê-lo calmo. É muito fácil sobrecarregar um animal com mimos, em especial as crianças. Quando o vosso animal de estimação se está a ambientar à nova casa, supervisiona sempre as crianças, garantindo algum tempo de pausa.
  • Se estás a adotar um cão abandonado, fala com os colaboradores do centro de abrigo para perceber quais os seus gostos e preferências. Pode haver algo que possas fazer ou dar ao teu cão para que ele se instale mais rapidamente.
  • Lembra-te que ele pode ficar um pouco abalado com toda a excitação e mudanças que está a viver, podendo manter-se um pouco afastado ao início. Ele deverá ambientar-se rapidamente e tornar-se mais um membro da família, mas contacta o veterinário se verificares que ele continua a manter-se afastado.
  • Alimentá-lo com uma ração adequado ao seu perfil, pode ser um cão com uma digestão sensível, ou já ser um cão adulto que necessite de outro tipo de nutrientes, pode ser necessário controlar o seu peso ou mesmo até ter uma pele sensível.

E qual a melhor alimentação para dar ao meu animal de estimação?

A Escolha do Consumidor realizou um estudo de mercado com o objetivo de compreender quais os atributos mais valorizados pelos consumidores na escolha da melhor Alimentação Animal.

A reação dos animais face à alimentação que lhes é oferecida é um dos atributos principais para a grande maioria dos inquiridos neste estudo. Assim como o próprio sabor do alimento, estimula o paladar do animal, proporcionando o apetite desejado na hora da sua refeição.

Quando à composição da ração, os consumidores portugueses preferem investir na procura de alimentos com uma grande variedade de proteína, sem cereais, aditivos ou conservantes e respetivo valor nutricional indicado para o seu animal de estimação.

O consumidor também privilegia marcas com produtos para diferentes portes de animais, embalagens com várias dimensões, especialmente tamanho XXL, e promoções associadas durante o ano.

A boa experiência com a marca é o fator-chave para a fidelização do cliente, tal como o facto de ser recomendada pelos veterinários.

Como conclusão deste estudo, os consumidores elegeram a Purina Pro Plan como a Escolha do Consumidor 2022 na categoria de melhor “Alimentação Animal”, com um grau de satisfação de 81,91%.

Segundo a Greensavers, ativistas de todo o mundo aproveitam o Dia Mundial do Animal (4 de Outubro) para chamar a atenção de alguns dos desafios mais urgentes que os animais enfrentam, incluindo:

  • Dezenas de milhões de animais de companhia entram em abrigos de animais, todos os anos, um pouco por todo o mundo. Muitos destes animais são abatidos por falta de apoio ou de famílias de acolhimento.
  • O jornal Marine Policy afirma que cerca de 100 milhões de tubarões são mortos todos os anos por humanos; de acordo com o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões do Museu de História Natural da Flórida, os tubarões matam cerca de seis humanos a cada ano. Muitos tubarões são mortos durante a prática desumana de recolher barbatanas de tubarão.
  • A cada ano, o Japão mata mais de 330 baleias minke, incluindo fêmeas grávidas. A Noruega e a Islândia também permitem a caça de baleias. As Minkes estão entre as criaturas mais bonitas do oceano.
  • Os testes em animais há muito fazem parte dos campos da medicina e da cosmética e, infelizmente, alguns laboratórios mantêm os animais em condições horríveis e submetem-nos a experiências abusivas, tudo em nome do conhecimento científico e da inovação.
  • As alterações climáticas afetam tanto humanos quanto animais, e o desflorestamento das florestas tropicais é um fator contribuinte significativo. Uma das práticas de desflorestamento mais prejudiciais é causada pela colheita do óleo de palma, que é encontrado em 40% a 50% dos produtos domésticos nos Estados Unidos.
    Uma das espécies mais impactadas por essa tendência é o orangotango; mais de 90% do seu habitat foi destruído nas últimas duas décadas. Outros animais que estão a sofrer devido às alterações climáticas globais incluem muitas espécies ameaçadas de extinção, incluindo ursos polares, rinocerontes, elefantes e tigres.

 

 

Guia do Consumidor 2022

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?