Já foi anunciado o novo sistema operativo da Huawei, chama-se HarmonyOS e ao contrário do que foi referido há umas semanas atrás, para já, não se quer posicionar como um concorrente direto do Android. Segundo a Huawei, este sistema operativo é baseado em ‘microkernel’, pode ser adptado a smartphones, automóveis, colunas inteligentes, computadores e claro, smartphones.
Para incentivar a adoção deste novo sistema operativo a Huawei vai torná-lo open source para que uma comunidade possa trabalhar em cima desta plataforma, e quem sabe, té construir equipamentos baseados neste sistema operativo.
A apresentação foi feita durante a Huawei Developer Conference pelo próprio CEO da marca Richard Yu, CEO do Consumer Business Group da Huawei, em Dongguan, na China. A marca afirmou que vai continuar a utilizar a plataforma Android nos seus telemóveis, no entanto, referiu que caso seja necessário, consegue fazer a transição em cerca de dois dias de todos os aparelhos para o HarmonyOS, uma alusão direta à guerra comercial com os Estados Unidos que temos vindo a assistir nos últimos meses.
O representante da Huawei explicou ainda o racional da empresa por trás do desenvolvimento deste novo sistema operativo. “Estamos a entrar numa era em que as pessoas esperam uma experiência holística inteligente em todos os dispositivos e cenários. Para corresponder a essa necessidade, achamos importante ter um sistema operativo com uma plataforma melhorada. Precisávamos de um sistema compatível com todos os cenários, que podem ser utilizados numa ​​ ampla variedade de dispositivos e plataformas, e que possam atender à procura do consumidor por uma menor latência e maior segurança. ”
“Estes foram os nossos objetivos com o HarmonyOS”, continuou: “O HarmonyOS é completamente diferente do Android e do iOS. É um SO baseado em microkernel que proporciona uma experiência suave em todos os momentos. Tem uma arquitetura confiável e segura que oferece o suporte perfeito para a colaboração entre dispositivos. O utilizador poderá desenvolver as suas aplicações uma vez, e de seguida, implementá-las de maneira flexível em diversos equipamentos diferentes. ”
Para já, o HarmonyOS chega ao mercado na forma de uma televisão inteligente a TV Honor Vision e em 2020 deverão chegar ao mercado os primeiro produtos de wereables baseados neste sistema operativo.
A Huawei afirma ainda que este sistema é mais seguro que o Android por ser baseado em “microkernel” o que o torna ‘praticamente impossível de rootear’.
Tradicionalmente, os novos sistemas operativos são lançados em conjunto com o lançamento de novos modelos de equipamentos. Já há 10 anos, a Huawei imaginou um futuro em que a inteligência se integraria perfeitamente em todos os aspetos das nossas vidas, começando a explorar como poderia proporcionar essa experiência – transcendendo os limites do espaço físico e abrangindo diferentes hardwares e plataformas, acrescenta ainda a marca tecnológica chinesa num comunicado enviado às redações.
 

Huawei foi eleito Escolha do Consumidor 2019. Saiba mais aqui.

Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor