Escolha do Consumidor premeia pela primeira vez os melhores Influenciadores Digitais, de acordo com as características que os seguidores mais procuram 

Tradicionalmente, reconhecidos por métricas como a notoriedade, o número de seguidores, engagement, likes e outros, nunca se questionou o que realmente valorizam os portugueses que seguem influenciadores digitais. Foi com esse intuito de compreender o que os portugueses mais valorizam nas diferentes categorias de influenciadores, que a Escolha do Consumidor realizou um estudo junto do público, determinando os atributos que são mais relevantes de acordo com cada área de influência nas redes sociais. Pela primeira vez, em janeiro de 2023, serão conhecidas as Escolhas do Consumidor em Influenciadores Digitais, destacando os que mais se adequam a estes critérios.

No total, a Escolha do Consumidor analisa 12 categorias de influenciadores digitais, que incluem: “Podcast”, “Viagens”, “Política, Educação e Economia”, “Negócios”, “Mundo Melhor”, “Lifestyle e Moda”, “Família”, “Culinária”, “Inovação e Tecnologia”, “Beleza”, “Decoração” e “Entretenimento”. A credibilidade, a capacidade relacional e a naturalidade são alguns dos critérios transversais a várias categorias.

«O marketing de influência é cada vez mais central e ganhou extrema relevância para as marcas. Nos dias de hoje, é inclusivamente uma profissão a tempo inteiro. Esta análise, que é a base dos prémios a atribuir em janeiro, mostra o que as pessoas realmente procuram num influenciador, independentemente do número de seguidores ou da visibilidade do mesmo em outros canais e plataformas. É uma visão mais aprofundada do impacto que o influenciador tem para as pessoas e claro uma forma de orientar estes profissionais na forma de se relacionarem com os seus seguidores”, explica José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor.

Nas categorias “Beleza” e “Lifestyle e Moda”, alguns dos principais aspetos valorizados pelos seguidores são o facto de se tratar de um influenciador autêntico e com histórias reais, com capacidade de aconselhar e inspirar, além de dar ideias de produtos e looks. O foco em histórias reais é também uma característica valorizada nos influenciadores da categoria “Família”, na qual os seguidores valorizam ainda aspetos como o humor e a abordagem a temáticas do dia-a-dia.

Em categorias mais práticas, como “Decoração” ou “Culinária”, as dicas são um dos principais critérios, além da capacidade de dar ideias e sugestões que sejam possíveis de aplicar e da informação sobre tendências, novidades e produtos. As dicas são também essenciais na categoria de “Viagens”, na qual se valorizam histórias reais, a comparação entre expectativas e realidade e as fotos apelativas dos destinos. Já na categoria de “Mundo Melhor”, o debate de temáticas, a autenticidade das ações e os exemplos práticos são, além das dicas, alguns dos principais critérios.

No caso das categorias mais informativas, como “Política, Educação e Economia”, “Negócios” ou “Inovação e Tecnologia”, a identificação das fontes, o discurso acessível e de fácil compreensão, os exemplos e a explicação de conceitos são algumas das características mais procuradas. Já no caso dos “Podcast”, a abordagem a temas atuais, a retenção da atenção e a curta duração (até 30 minutos) são fatores importantes para o consumidor.

 

Sobre o estudo

O estudo foi realizado entre Julho e Setembro de 2022 pela More Results, com um grupo de 578 consumidores, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. O estudo foi dividido entre uma fase de discussão dos atributos que os portugueses mais valorizam nos influenciadores digitais e outra em que são pontuados os mesmos pelos diferentes atributos, o que permite chegar aos resultados que serão anunciados em Janeiro 2023.

 


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