Aos Olhos da OK! teleseguros, os consumidores estão mais digitais?

Sim, os consumidores estão mais digitais. À partida, os clientes OK! teleseguros são clientes digitais, que valorizam um serviço self-service assente nas novas tecnologias. Ainda assim temos visto um crescimento nas interações puramente digitais com os nossos clientes. Comparativamente com o período homólogo, verificámos que no período de janeiro a outubro de 2021, os acessos às nossas plataformas digitais APP e Área de Cliente – que permitem uma gestão à distância simples, rápida e cómoda dos seguros OK! – cresceram 7% e 13%, respetivamente.

Qual é o seguro mais solicitado pelos consumidores?

Regra geral, os seguros mais solicitados pelos consumidores portugueses são os seguros obrigatórios. O seguro OK! Auto representa a grande maioria da nossa carteira. No entanto, o nosso portefólio inclui também os seguros OK! Casa, OK! Saúde, OK! Acidentes Pessoais, OK! Bike e OK! Viagem, que, de uma forma geral, têm registado crescimentos de procura interessantes, resultado da Campanha Multirramo que lançámos em outubro.

Lançaram recentemente um novo seguro de saúde. Como é que essa nova oferta se distingue da concorrência?

Ajustámos a nossa oferta para permitir ao cliente criar um seguro apenas com as coberturas de que necessita, para poder cuidar de si e da sua família com a proteção adequada.

Na sua base, todos os seguros OK! Saúde garantem a cobertura “Medicina Online” – que inclui consultas médicas online 24h/7 dias, consultas de especialidade mediante agendamento, confirmação de diagnóstico, orientação nutricional e um programa de cessação tabágica, entre outras garantias, -, bem como consultas médicas ou serviços de enfermagem e fisioterapia ao domicílio e o acesso a parceiros com descontos e vantagens na nossa Rede de Cuidado e Bem-Estar.

No entanto, é o cliente que escolhe as coberturas adicionais que pretende incluir no seu seguro, de forma a ter uma solução realmente personalizada e adequada às suas necessidades. Consultas, Exames e Tratamentos, Internamento Hospitalar, Acesso à Rede de Estomatologia e Acesso à Rede de Óticas são os packs de contratação opcional do nosso novo OK! Saúde.

A inovação é uma das apostas da OK! teleseguros?

A inovação faz parte do nosso ADN. Diferenciamo-nos, desde sempre, não só pela qualidade dos nossos serviços, como também pela oferta de soluções simples e inovadoras, que colocam as novas tecnologias ao serviço dos nossos clientes, de modo a permitir-lhes uma maior comodidade, simplicidade e autonomia, no acesso à simulação, à contratação e à gestão dos seus seguros.

Exemplo disso é a digitalização do nosso processo de vistoria, através da disponibilização de uma aplicação que recorre a algoritmos de inteligência artificial e permite aos nossos clientes realizar a vistoria à sua própria viatura, onde e quando lhes for mais conveniente, através do seu smartphone, sem terem de se deslocar a uma oficina. Desta forma, a ativação do seguro OK! Auto com coberturas de danos próprios tornou-se 100% digital, tornando o processo mais simples e cómodo para o cliente.

Para além de inovador, este é um serviço que cumpre efetivamente a nossa visão de colocar as novas tecnologias ao serviço dos nossos clientes, na medida em que é realmente valorizado e utilizado pelos clientes. Entre os clientes com necessidade de realizar uma vistoria, no período entre 01 de janeiro e 31 de outubro, 80% optou pela vistoria digital em detrimento da vistoria presencial na oficina, que continua disponível para os clientes que a prefiram.

Muito em breve, será disponibilizada uma solução única no mercado, que integrará a inteligência artificial e a realidade aumentada, assim como novos serviços, com o objetivo de tornar os processos mais simples e eficientes e melhorar a experiência do cliente OK!.

De que forma a OK! teleseguros contribui para um mundo mais sustentável?

Queremos fazer parte das soluções que promovem uma mobilidade mais sustentável e ecológica, através da oferta de proteção adequada para veículos “limpos” e das pessoas que optam por alternativas mais amigas do ambiente. Foi assim que surgiram os seguros OK! Auto Elétricos – um seguro com um desconto e vantagens exclusivas para veículos 100% elétricos, que são, inquestionavelmente, o futuro da mobilidade sustentável – e o OK! Bike – um seguro de acidentes pessoais que protege os utilizadores de bicicletas em momentos de lazer ou nas suas deslocações diárias.

Sendo eleita nº 1 na Escolha do Consumidor em “Seguros Diretos” há 5 anos consecutivos, o que preveem para um futuro próximo? 

O reconhecimento dos nossos clientes é o reconhecimento mais importante que podemos ter. É um motivo de grande orgulho, mas traz também uma responsabilidade acrescida de continuarmos a fazer sempre mais e melhor. Queremos continuar a estar à altura das suas expetativas e reforçar os atributos que os clientes valorizam na nossa marca, como a abrangência das coberturas, a clareza na informação prestada, a rapidez de resposta em caso de acidentes/avarias, o serviço de apoio ao cliente e a confiança na marca.

As novas tecnologias continuarão a ser a nossa matéria-prima para a construção de uma relação cada vez mais próxima com os nossos clientes e para a prestação de um serviço de excelência, que se pretende simples, rápido e acessível em qualquer lugar, em qualquer momento.

A personalização é outra das nossas apostas. É fundamental estarmos atentos e compreendermos as necessidades e expetativas dos consumidores – que, como sabemos, estão em constante evolução e são cada vez mais exigentes -, para que possamos oferecer a proteção mais adequada a cada um. Tão importante como ter uma boa abrangência de coberturas, é oferecer produtos e serviços feitos à medida de cada pessoa.

Gonçalo Graça Santos

CEOOK! teleseguros

Curiosidades:

A sua formação: O Gonçalo tem um MBA pelo INSEAD, uma pós-graduação em finanças pela Universidade Nova e uma licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico.

A marca da sua vida: OK!

A sua fonte de inspiração: Os três filhos

OK! teleseguros foi eleita Escolha do Consumidor 2021. Saiba mais aqui.

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