Portugal foi eleito o Melhor Destino Turístico do Mundo na gala mundial dos World Travel Awards 2017, que decorreu este domingo, dia 10 de Dezembro, no Vietname.

Recorde-se que o país já tinha sido considerado este ano na gala europeia o Melhor Destino Turístico da Europa.
A par desta eleição, também Lisboa foi distinguida com o galardão de Melhor Destino de City Breaks do Mundo e a Madeira voltou a receber o título de Melhor Destino Insular do Mundo.
A Parques de Sintra – Monte da Lua, que gere os monumentos Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, entre outros, foi considerada a Melhor Empresa do Mundo em Conservação. Também o Pine Cliffs recebeu um galardão. O resort algarvio foi eleito o Melhor Resort de Luxo do Mundo no segmento de lazer.
Finalmente, o Turismo de Portugal foi distinguido como Melhor Organismo do Mundo.

Em comunicado, a Secretaria de Estado do Turismo destaca que, na Europa, “apenas as cidades de Londres e Paris” já receberam este prémio, sendo o Dubai o destino que mais vezes (seis) foi distinguido com este galardão dos World Travel Awards (WTA), considerados internacionalmente como os “Óscares do turismo”.

Na final dos WTA 2017 – que decorreu em Phu Quoc, no Vietname – também a cidade de Lisboa saiu vencedora, ao conquistar, pela primeira vez, o prémio de Melhor Destino para City Break do Mundo, atribuída “pela sua atractividade e oferta de excelência no que respeita a estadias de curta duração”.

Já a Parques de Sintra – uma empresa de capitais públicos que não recebe financiamento do Orçamento de Estado – venceu pelo quinto ano consecutivo na categoria Melhor Empresa do Mundo em Conservação, categoria na qual voltou a ser única nomeada europeia. Foi distinguida pelo trabalho de recuperação e restauro dos parques e monumentos sob sua gestão.

Portugal passou a integrar a lista de 17 candidatos a Melhor Destino Turístico do Mundo na final dos World Travel Awards 2017 depois de, em Setembro, ter recebido o prémio de Melhor Destino Europeu.

Considerando tratar-se de um “momento único para o turismo em Portugal”, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou ser o “reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos por todos os que estão de alguma forma ligados ao turismo”.

“Mas é igualmente o reconhecimento pelo país que temos. Um país autêntico, inovador, que se soube reinventar, que reúne uma grande variedade de experiências e paisagens, um país que junta cosmopolitismo, história, tradição, sol, natureza e gastronomia. Um país que sabe e que gosta de acolher todos”, sustentou Ana Mendes Godinho.

Descrevendo Portugal como “um destino turístico de excelência”, a governante diz ser agora preciso “continuar este trabalho de mostrar toda a diversidade do que Portugal tem para oferecer”.

Para além do prémio de Melhor Destino Turístico, Portugal conquistou ainda as distinções de Melhor Organismo Oficial de Turismo do Mundo, atribuída ao Turismo de Portugal, e de Melhor Site Oficial de Turismo, atribuída ao portal visitportugal.com.

Salientando que esta é a primeira vez “em dez anos de história” que o Turismo de Portugal é reconhecido “com prémios de âmbito global”, o presidente deste organismo, Luís Araújo, considera que ver “estratégia turística distinguida” dá “uma motivação acrescida para os objectivos até 2027, para afirmar Portugal enquanto destino turístico de excelência”.

Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo, sendo a selecção dos nomeados realizada anualmente à escala mundial pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países.

Os nomeados para a grande final do prémio são os vencedores das galas regionais, aos quais se juntam outros nomeados pelo próprio WTA.

 
Fonte: M&P


 

Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor