A Salesforce, desenvolveu um estudo “7th Edition State of Marketing” através de um inquérito demográfico, que foi respondido por uma multidão de especialistas em marketing. O objetivo foi para descobrirem em que parte do mundo se encontram estes especialistas e em que área trabalham. Os resultados mostraram que estão em 37 países, sendo mais abundante na América, especificamente na América do Norte, por outro lado a África tem uma baixa presença destes especialistas.

Na indústria, a maioria (14%) está no setor retalhista, enquanto 1% trabalha para o Governo.

O marketing mudou com a pandemia?

O inquérito mostra que não foi apenas socialmente que a Covid-19 teve impacto, o Marketing também sofreu algumas mudanças. Estes são os cinco aspectos do Marketing que mudaram consideravelmente como resultado da pandemia:

  1. Estratégia de envolvimento digital
  2. Local de trabalho
  3. Desafios
  4. Parceria ou fluxo de trabalho
  5. Prioridades organizacionais

Estas mudanças súbitas com a chegada da pandemia permitem à empresa melhorar e, acima de tudo, aprender com ela. «Esta é uma oportunidade de mudar e de se tornar um melhor trabalhador. É um novo começo», sublinha a diretora de marketing de produtos da Salesforce, Emily Fultz.

Prioridades e desafios

Inovar e interagir em tempo real com os clientes, foram os principais desafios das empresas durante a pandemia. Posteriormente surgiram novas ideias como o desenvolvimento do ROI (Retorno do Investimento) de marketing e a melhoria da colaboração.

Estes especialistas em marketing observaram um aumento crescente de consumidores nas plataformas, a pandemia fez com que os clientes se tornassem mais digitais, e isso foi uma grande vantagem para o marketing. Quanto mais o consumidor se tornar digital, mais o marketing irá crescer.

Segundo o relatório, houve um aumento na digitalização, tais como anúncios digitais, meios de comunicação, entre outros. É por isso que 84% dos comerciantes dizem que as expectativas dos consumidores estão a mudar as suas estratégias digitais, razão pela qual muitas empresas decidiram incluir novos espaços tecnológicos nas suas plataformas para poderem trabalhar remotamente, tais como videoconferência, mensagens instantâneas ou correio eletrónico.

Aspetos do marketing que continuam em crescimento

Muitos dos valores que compõem o marketing continuam a crescer. No entanto, com o período pós-pandémico, o aumento tem sido muito mais percetível.

Primeiro, em 2020 aumentaram 70%, em comparação com os 78% até agora registados em 2021. Segundo, o desempenho de marketing registou um incremento de 65% em 2020 para 77% este ano.

Resume-se, portanto, que a nível global, o marketing mudou e melhorou devido à pandemia.


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