Os portugueses têm sido obrigados a passar mais tempo em casa, influenciando assim o seu bem-estar. Aos Olhos do Gato Preto, os consumidores adquiriram, a longo prazo, um vínculo emocional com as suas casas?

A pandemia mudou a forma como vivemos na nossa casa. De repente, devido às circunstâncias, tivemos que reinventar as nossas casas. Nelas tivemos que trabalhar, estudar, cozinhar, brincar, fazer exercício físico, etc. E eis que a Casa torna-se num local de eleição. Muitos foram os nossos clientes que aproveitaram o momento para voltar a olhar para a sua casa, decorá-la de novo e outros até que investiram em segundas casas e em espaços ao livre. E neste enquadramento surgem vivências e emoções, que muitas vezes se perpetuam através dos produtos Gato Preto. Portanto, a resposta é: Sim. Acreditamos que temos aqui um compromisso com os nossos clientes para a vida!

Com 35 anos de existência em Portugal, o Gato Preto está a ganhar uma nova vida?

Em 2020, o Gato Preto reposicionou-se e o Living Spaces, traduz a vontade de criar espaços com vida, procurando uma posição no mercado com uma identidade mais forte e sofisticada, que vai além do home decor. Este novo posicionamento acompanha as necessidades do consumidor e reflete a forma como vive a própria casa. Somos neste momento uma marca renovada, mais digital e com uma oferta de produtos mais abrangente marcada por uma aposta na área do mobiliário.

 O Gato Preto tem vindo a apostar numa estratégia digital?

A conjuntura atual permitiu-nos ganhar vantagem na procura do comércio digital. O Gato Preto continua a apostar em estratégias digitais que melhorem a experiência ao consumidor no ato de compra e, ao mesmo tempo, possam alavancar as vendas no Ecommerce. Estas sinergias são também visíveis nas nossas lojas físicas. Apostamos cada vez mais em tecnologia, webpoints em loja física que facilitam a compra online, disponibilizamos serviço de click & collect e criamos novos ambientes em loja “pesquisáveis” online através de integração de QR-codes. Já fizemos inclusivamente várias campanhas de geolocalização com o objetivo de gerar tráfego em loja através do digital.

Em 2021, o Gato Preto conseguiu impulsionar o online de forma tão eficiente na Black Friday através de Inteligência Artificial e Machine Learning, que a estratégia utilizada foi reconhecida pela Google como case-study.

Para além de ser uma love brand, o Gato Preto também é considerada uma lifestyle brand. Porquê?

O posicionamento atual do Gato Preto – Living Spaces, tem como objetivo dar uma nova vida aos espaços. No fundo, o propósito passa por repensar a forma como vivemos a nossa casa e redefinir prioridades, agora voltadas para o espaço onde trabalhamos, cozinhamos e criamos relações. Estamos mais focados do que nunca em contar histórias e criar a envolvência perfeita para os nossos produtos em espaços humanizados e em que a marca está presente de forma natural, no estilo de vida dos seus clientes.

Quais são as grandes novidades para este ano?

O Gato Preto vai manter a qualidade e inovação a que tem habituado os consumidores. Vamos continuar a apostar em coleções cápsula e em colaborações. Outra das grandes novidades é o patrocínio da área VIP do Rock in Rio, onde seremos patrocinadores oficiais da área VIP. Para celebrar esta parceria, a marca está a desenvolver uma coleção de homenagem ao festival. E vamos continuar a apostar no desenvolvimento da nossa estratégia omnicanal, com forte aposta nas sinergias entre o on e o offline.

O Gato Preto foi eleito Escolha do Consumidor 2022 na categoria “Lojas de Decoração”. O que significa para a marca receber esta distinção por parte dos consumidores?

Para o Gato Preto, a distinção feita pela Escolha do Consumidor traduz-se numa aproximação da marca junto do público e de que conseguimos criar soluções capazes de ir ao encontro das suas necessidades enquanto consumidores. Ganharmos este prémio significa sobretudo reconhecimento e consequentemente uma maior responsabilidade em continuar a servir bem os nossos clientes e a surpreendê-los com produtos únicos.

Carolina Afonso

Diretora de Marketing & Digital

Gato Preto

 

Algumas curiosidades de Carolina

Formação: Doutoramento em Marketing, Universidade Complutense de Madrid

Marca da sua vida: Água das Pedras

Fonte de inspiração: Natureza

GATO PRETO foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor