Aos Olhos da DHL, quais são as mais recentes tendências e inovações em logística?

O setor da logística tem vindo a transformar-se continuamente devido ao desenvolvimento tecnológico, aos novos modelos de negócios e às alterações no comportamento de compra dos consumidores. Além disso, a globalização, o aumento exponencial do comércio eletrónico e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19 contribuíram para o desenvolvimento das novas tendências e inovações no setor. Uma coisa é certa, a logística está a entrar numa década transformadora.

De acordo com nosso último relatório “Logistic Trend Radar”, desde a computação em nuvem, à robótica, ao big data, inteligência artificial e internet das coisas (Internet of Things), os profissionais da logística tiveram de aprender a surfar a onda da tecnologia disruptiva, o que conduziu ao incremento dos níveis de maturidade digital. Este aumento da maturidade digital permitiu observar as tendências sociais e empresarias que vão moldar o futuro da indústria logística. De acordo com o relatório existem cerca de 28 tendências em logística para os próximos anos. Para além das tendências que mencionei anteriormente, existem outras como por exemplo: logística sustentável; silver economy; logística omnicanal; realidade aumentada e virtual;  veículos aéreos não tripulados; futuro do trabalho; personalização em massa; entre muitas outras que podem ser analisadas com maior detalhe no nosso site.

Que tipo de soluções logísticas oferecem aos consumidores?

A DHL Express é líder de mercado a nível global e especialista em transporte expresso internacional. Há mais de 50 anos que estamos a construir e a melhorar continuamente o nosso serviço e podemos dizer que a chave do nosso sucesso é a força da nossa rede mundial que cobre mais de 220 países e territórios, onde mais de 111 000 membros prestam serviço a mais de 2,7 milhões de Clientes.

Os nossos clientes têm à sua disposição um conjunto de soluções logísticas, que se adaptam às necessidades dos mesmos. Todos os nossos serviços têm tempo definido para entrega das encomendas e oferecem uma entrega segura, porta-a-porta, de e para qualquer parte do mundo.  Se o cliente necessitar de um serviço extremamente urgente, por exemplo, temos o serviço “Same Day” para clientes que necessitem de uma recolha imediata e entrega porta-a-porta no mais curto espaço de tempo. Temos também a opção “Time Definite” uma entrega porta-a-porta com hora definida, ou até ao final do primeiro dia útil possível.  A opção “Day Definite” permite os envios de encomendas internacionais com entrega porta-a-porta num número de dias pré-determinado, menos urgentes.

De que forma a DHL reduz o seu impacto no ambiente?

Como empresa líder mundial de logística, temos também a tremenda responsabilidade de dar o exemplo na nossa indústria e de ser um líder em sustentabilidade. Ao longo dos anos, redefinimos repetidamente a logística, desde a introdução do primeiro produto green na indústria até ao facto de sermos a primeira empresa de logística a comprometer-se com um objetivo de emissões zero. Embora liderando o caminho, introduzimos soluções logísticas ecológicas inovadoras para tornar as cadeias de abastecimento mais sustentáveis e ajudar os nossos clientes a atingir os seus objetivos ambientais.

Para tal, desenvolvemos o nosso roadmap de sustentabilidade onde adotámos ações do ponto de vista da sustentabilidade. Pretendemos reduzir as emissões anuais até 2030, apesar do esperado crescimento contínuo de todas as atividades logísticas globais. Para atingir esse objetivo, vamos investir cerca de 7 mil milhões de euros (Opex e Capex) em soluções logísticas neutras em termos climáticos. Para distâncias curtas e last-mile, continuamos a impulsionar a eletrificação da nossa frota de veículos. Até 2030, espera-se que, a nível global, 60% dos veículos de entregas ao cliente sejam elétricos, correspondendo a um total de mais de 80.000 veículos elétricos. Em percursos mais longos, especialmente no transporte aéreo, estamos a pressionar o desenvolvimento e o uso de combustíveis produzidos com energias renováveis: até 2030, espera-se que pelo menos 30% das necessidades de combustível no transporte aéreo e na linha de transporte estejam cobertas por combustíveis sustentáveis. Ao nível do transporte aéreo, anunciámos, também, recentemente a compra de aviões elétricos eCargo. Adicionalmente, estamos a investir em espaços ecológicos (escritórios, service points e encomendas e armazéns logísticos), que serão climaticamente neutros.

Que mudanças existiram na DHL neste último ano?

Face ao aumento expectável dos volumes, a DHL contratou mais de 10.000 novos membros a nível global. Adicionalmente, os nossos investimentos contínuos em infraestruturas, aviões, veículos e tecnologia de última geração, permitiram-nos aumentar significativamente a capacidade das nossas operações e gerir os volumes crescentes de envios.

A preparação e o reforço da nossa rede são, também, uma constante. Por isso mesmo, no início deste ano, a DHL Express, para responder ao crescimento contínuo dos envios, realizou uma encomenda de oito novos aviões de carga e encomendou doze aviões elétricos eCargo. Tal como já referido anteriormente, apostámos mais na digitalização e reforçámos a nossa presença online, através da plataforma MyDHL+, para otimizar a experiência do cliente, ao facilitar a interação e o acesso à informação de que precisam, em qualquer lugar e em qualquer momento.

Qual o papel da DHL na inovação da indústria?

O grupo Deutsche Post DHL tem em prática um plano de investimento de dois mil milhões de euros em iniciativas de digitalização a realizar até 2025, o que reflete a nossa convicção que a digitalização é a melhor alavanca para desenvolver o nosso negócio.

Além disso, o Grupo possui quatro centros de inovação – Alemanha, Singapura, EUA e EMA – que são uma plataforma para a investigação e inovação colaborativa entre os Clientes da DHL, as startups, as universidades, os parceiros da indústria e os especialistas de inovação. Nestes centros de inovação procuramos soluções para o futuro da logística e é lá que todas as possibilidades e cenários são investigados e testados, pela DHL e outros parceiros, antes de serem implementados no terreno.

Como preveem o futuro da logística em Portugal?

Olhamos para o futuro com grande entusiasmo. Não existem dúvidas de que avançámos muito mais nos últimos anos do que no último século, ao nível da logística, e que os efeitos dessa transformação estão apenas a começar. Além disso, a pandemia veio acelerar muito o desenvolvimento deste setor, sobretudo no que diz respeito à digitalização e globalização. É certo que os crescentes níveis de globalização e de digitalização vão continuar a traduzir-se num número cada vez maior de comerciantes a vender nas plataformas digitais, sendo este aspeto particularmente relevante para o consumidor final, ao passar a dispor de uma maior diversidade de oferta de produtos, a preços mais competitivos. O comércio eletrónico é um elemento indissociável da globalização, e somos unânimes em considerar que o e-commerce está ainda no início e que no futuro irá continuar a ser fundamental. Também o comércio transfronteiriço surgiu como uma prioridade significativa para o desenvolvimento de vários negócios, na sua grande maioria, empresas centradas no comércio online, e, por isso, ganhou uma nova dimensão com este cenário pandémico e prossegue como principal motor de crescimento.

A automação, a demografia e o envelhecimento da população, a ascensão dos millennials ao mercado de trabalho, e a Covid-19, devem constituir indicadores de mudança de direção dentro da indústria logística.

Ao nível da sustentabilidade há também um longo trabalho pela frente. A descarbonização dos transportes é para nós uma prioridade, e as metas agressivas que definimos são para executar dentro do calendário. Queremos contribuir de forma ativa para esta corrida contra o aquecimento global, e não deixaremos de mobilizar em Portugal, todos os meios necessários para concretizar estas prioridades.

A DHL é Escolha do Consumidor pelo terceiro ano consecutivo, porque é que continuam a ser o nº1 na escolha dos consumidores?

Esta distinção vem reforçar uma vez mais a qualidade distinta da DHL Express Portugal, em serviços de transporte expresso internacional e desalfandegamento expresso, e demonstrar que todos os dias damos o nosso melhor para entregar o melhor serviço aos nossos clientes e para responder às suas necessidades. O facto de sermos uma empresa que prima pela facilidade, rapidez e transparência nos nossos processos de envios faz com que os clientes nos valorizem, o que contribuiu para esta avaliação tão positiva.

José António Reis

Diretor GeralDHL Express

 

Curiosidades:

A sua formação: Licenciatura em Gestão de Empresas

A marca da sua vida: Ach.Brito / Claus Porto

A sua fonte de inspiração: Carol Dwec

DHL foi eleita Escolha do Consumidor 2021. Saiba mais aqui


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