Aos Olhos da Emma, os portugueses estão mais preocupados com o conforto de um colchão ou pretendem o que for mais acessível economicamente?

Acreditamos que cada vez mais o consumidor português valoriza o conforto e qualidade, e o preço, embora seja um fator importante, nem sempre é o que prevalece na hora de decisão.
Há uma grande consciencialização da importância do sono no nosso bem-estar, seja físico ou mental. Por consequência, as pessoas reconhecem como um mau colchão pode dificultar o nosso descanso. A escolha de um colchão não é tomada de ânimo leve, é um investimento para o nosso bem-estar a longo prazo, pelo que neste tipo de produto, os portugueses preferem prioritizar qualidade e conforto.

O que distingue os colchões Emma da concorrência?

A Emma surgiu em Portugal em 2017 como uma marca pioneira no conceito “Bed-in- abox”, isto foi um conceito único e desruptivo no mercado na altura. Um colchão de qualidade vendido numa caixa, que pode ser adquirido online e é entregue ao cliente à porta de casa.

Num mercado que tende a ser mais tradicional na forma de escolher e comprar, a Emma destaca-se pela inovação, algo que está muito inscrito no nosso ADN.
Por norma, o consumidor perde muito tempo a visitar lojas, a investigar e a experimentar vários modelos. O nosso objetivo é facilitar este processo e torná-lo mais prático e simples. O consumidor pode comprar no nosso site através de um simples clique e até 4 dias recebe em sua casa, sem qualquer custo adicional. A adaptação a um novo colchão é bastante subjetiva e para garantir ao cliente que fez a escolha certa, oferecemos ainda 100 noites de teste.

Para além do nosso serviço, a qualidade e inovação nos nossos produtos é ainda um fator crucial. Temos uma equipa de Pesquisa e Desenvolvimento, sempre atenta às novidades do mercado e à procura de melhores materiais, de forma a podermos continuar melhorar os nossos produtos e a fazer novos lançamentos. Este nosso compromisso tem sido reconhecido através de prémios que fomos ganhando ao longo do tempo, nomeadamente o “Escolha do Consumidor”, que acaba por se tornar também num fator de diferenciação.

A pandemia teve um impacto positivo nas vendas?

Encaramos aquela que poderia vir a ser a maior crise económica dos últimos anos como uma oportunidade. A estrutura e o conceito que nos sustentam conseguem fazer frente às restrições do isolamento social. As pessoas estavam em casa nos seus computadores e nós entregamos o colchão em casa de forma gratuita, algo que marcas mais tradicionais não estavam preparadas para este acontecimento. Com a pandemia, as pessoas começaram a valorizar mais o conforto em sua casa e foi um momento marcado pela tendência de fazer remodelações e alterar coisas que nunca tivemos oportunidade por falta de tempo. As pessoas começaram a pensar mais no nosso conforto e a valorizar o nosso bem-estar. Perante esta necessidade de ficar em casa, melhorar o seu conforto, e com os consumidores afastados das lojas, muitos descobriram a Emma.

E com a agilidade que nos representa, mudámos as nossas criatividades em todos os canais, garantindo, mais uma vez, confiança numa entrega segura, confortável e simples capaz de mudar o nosso descanso, num momento em que estamos mais confinados. Levarmos a nossa promessa a sério e continuar a entregar o nosso colchão de forma eficaz e gratuita e acima de tudo segura para todos os envolvidos.

Tivemos de adaptar a nossa estratégia ao momento em que vivíamos e acabamos por multiplicar a nossa presenças nos canais que os consumidores começaram a aderir mais, como marketplaces e Influencer Marketing.

Portanto, todos estes fatores, acabaram por ter um impacto positivo no crescimento da marca e na nossa brand awareness.

O que é que foi mais vendido durante os confinamentos?

O colchão Emma Original, ainda hoje o nosso Bestseller e eleito “Escolha do Consumidor”. Uma distinção pelo qual somos muito gratos e temos orgulho em mostrar nos nossos canais, quando faz sentido. E é algo que acreditamos que dá uma maior confiança ao consumidor na hora da decisão.

Existe a possibilidade de experimentar um colchão durante 100 noites? Como funciona?

Normalmente o período de adaptação a um novo colchão pode levar até 3 semanas, contudo, entendemos a importância que a compra de um novo colchão tem portanto queremos dar a oportunidade ao consumidor de ter a certeza que o colchão Emma é o certo para si. Portanto, a partir da data que o colchão é entregue em casa do cliente começamos a contar 100 noites. Se durante este período o cliente não se adaptar e pretender a devolução pode contactar o nosso serviço de apoio ao cliente (email: [email protected] ; telefone: 398 812 425; chat disponível no site) e solicitar a devolução. Assim que tivermos confirmação que o produto foi devolvido e recolhido fazemos o reembolso.

O que fazem com os colchões devolvidos?

Trabalhamos com diversas instituições espalhadas pelo país, a quem doamos os colchões que são devolvidos. Garantimos que o colchão quando é devolvido, ainda se encontra em bom estado.

Porque é que a Emma é Escolha do Consumidor?

A Emma é Escolha do Consumidor porque há um compromisso contínuo em responder às necessidades do consumidor, para melhorar o seu descanso. Trabalhamos muito para oferecer não só qualidade de topo nos nossos produtos, mas também excelência no nosso serviço. Temos um nível de satisfação muito elevado por parte dos nossos clientes e recebemos imenso feedback positivo de clientes que partilham como passaram a dormir muito melhor com o colchão Emma.

Além disso, temos também inscrito no nosso ADN a palavra Inovação, algo que os consumidores vão acompanhando e previlegiam. À partida, um colchão não é um produto muito apelativo e pode pasar despercebido, mas é na verdade um produto essencial numa casa e para o nosso bem-estar também. O trabalho da Emma tem sido em trazer o melhor deste categoria para o mercado, mostrar o quão importante é valorizar o conforto e qualidade do nosso sono, estar presentes em canais que não eram comuns como por exemplo o marketing de influência e estamos também continuamente à procura de novas formas de melhorar o descanso dos portugueses, por isso 2021 será um ano marcado pelo lançamento de novos produtos. Lançamos recentemente o novo colchão Emma Hybrid e temos outros produtos na pipeline. Este fatores de irreverência e qualidade é o que torna a Emma em Escolha do Consumidor.

Filipa Guimarães

Diretora Emma Portugal

> Curiosidades

Formação: Psicologia

Marca da sua vida: Nivea – a fórmula original foi a marca que usei sempre em criança e curiosamente ainda é o meu creme diário. Barato, sabes sempre o que tens, há em todo o mundo e é para mim o melhor creme para o rosto. Impressionante como uma marca consegue manter-se tantos anos relevante com um produto estrela com este produto simples e universal.

Fonte de inspiração: a minha avó Helena que era uma feminista de alma e coração em tempos que não era fácil ser mulher e sempre nos ensinou a ser independente, a não depender de ninguém, muito menos de um homem.

www.colchaoemma.pt

EMMA foi eleita Escolha do Consumidor 2021. Saiba mais aqui.

Conheça aqui a Escolha do Consumidor