Nos últimos anos, com o aumento da influência da internet no nosso dia-a-dia, nasceu também a figura do influenciador digital (ou digital influencer).

Um influenciador digital é um produtor de conteúdo online, em qualquer canal de comunicação digital (nomeadamente as redes sociais, como o Youtube, o Instagram ou o Snapchat, por exemplo), que pelo sucesso que produz junto dos seus fãs e seguidores, é capaz de criar e influenciar tendências tanto na world wide web como fora dela.

O momento de viragem na importância do influenciador digital aconteceu quando as marcas perceberam que tinham aqui um canal de comunicação directo com os seus consumidores e passaram a investir nestas figuras. Com o crescimento da importância da internet, a figura do influenciador digital também ganhou cada vez mais proponderância, tendo tornado-se inclusive numa profissão bem remunerada.

Além disso, tendo em conta que estes criadores de conteúdo dirigem-se a públicos-alvo bem definidos e segmentados, faz com que isso seja mais apelativo para as marcas, que encontram aqui uma forma de publicidade bem mais assertiva e direccionada. Dizem os especialistas que as campanhas feitas com estes influenciadores digitais podem garantir uma interação 16 vezes superior a outra campanha em qualquer canal de comunicação. Além disso, estudos de mercado mostram ainda que os consumidores confiam mais nas recomendações destes youtubers e semelhantes do que nos anúncios generalistas na televisão ou na internet.

Não existe propriamente uma tabela salarial para um influenciador digital. Por isso, é impossível contabilizar quanto vale esta profissão. Tudo depende do número de seguidores e de visualizações dos conteúdos criados. E isso depende inteira e exclusivamente de si.

Para se tornar num influenciador digital, o primeiro passo a tomar é decidir qual o canal de comunicação que vai escolher para chegar ao seu público. O Youtube é a principal fonte de receita destes profissionais. Por exemplo, com cerca de 7 milhões de seguidores seja no Instagram ou no Facebook pode alcançar um rendimento na ordem dos 300 mil dólares mensais.

No entanto, nem toda a gente tem jeito para produzir vídeos para o youtube. É necessário à-vontade perante as câmaras e produzir material interessante. Por isso, alternativas como o Instagram, apesar de possibilitarem rendimentos inferiores, podem ser uma opção igualmente interessante.

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