Em 2017, a MediaMonitor contou mais de 14 mil horas de publicidade comercial nos canais monitorizados.
Ao logo do ano 2017, foram 14 052 as horas de publicidade comercial oferecidas pelos 33 canais monitorizados pela MediaMonitor.
Este valor equivale a uma média de 38 horas e 30 minutos diários para o conjunto destes canais.
40% da oferta publicitária ocorreu nos canais free to air (RTP1, RP2, SIC e TVI), tendo os restantes 60% sido oferecidos pelos canais de pay Tv.
A SIC – Escolha do Consumidor 2018 e a TVI, em conjunto, foram responsáveis por 30% da duração publicitária anual.
Entre os canais de pay Tv, a TVI 24 foi a que emitiu mais horas de publicidade comercial, seguida da TV Record e da FOX – Escolha do Consumidor 2018. Em conjunto, estes três canais responderam por cerca de um quinto da pressão publicitária do ano.
Em novembro e dezembro foi quando mais tempo foi dado à publicidade em televisão, com cerca de 1357 horas mensais.
Mas, em termos médios, emitiram-se 45 horas diárias de publicidade comercial em novembro e em dezembro menos de 44 horas por dia.
Estes dados estarão disponíveis no Anuário de Media e Publicidade 2017, que o Grupo Marktest irá disponibilizar na última semana de fevereiro.
Esta análise não considera auto-promoções nem televendas inseridas em programas próprios, pelo que os dados não devem ser comparados com outras análises que publicámos anteriormente pois os critérios não são compatíveis. A análise foi realizada com recurso ao software MMW/Videotrack da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2017.
Fonte: Marktest