Entrevista Liderança no Feminino, com especial colaboração da Escolha do Consumidor

Isabel Matos – Diretora de Comunicação e Relações Institucionais no Crédito Agrícola

Quais são as características indispensáveis a uma boa marketeer?

Ser, acima de tudo, uma gestora de percepções com apurado sentido de antecipação, jamais esquecendo o seu papel de guardiã dos valores-chave que cimentam e consolidam o posicionamento da marca, seja no plano institucional, de produto ou de serviço.

O que é que precisa de mudar para que uma mulher em posição de destaque deixe de ser notícia?

No tempo em que as deixarem de diferenciar o desempenho, em razão do género, a notícia simplesmente deixará de o ser…

Diriam que um homem, para chegar onde vocês se encontram hoje, teria de fazer os mesmos sacrifícios?

No meu caso em particular que exerço funções numa instituição financeira, e onde nunca se verificou diferença por género, tal não se verifica, mas reconheço que temos ainda o campo inclinado para o lado de lá… também é verdade que, cada vez mais, há homens a dividir com as mulheres muitas tarefas, assumindo, sem hesitações, por exemplo, a licença de paternidade. Estamos no bom caminho, para seguirmos juntos, como é desejável, lado a lado.

Numa sociedade onde os homens ocupam a maior parte dos cargos de destaque, uma mulher líder sente mais pressão em fazer um bom trabalho?

Estamos numa era em que fazer um bom trabalho é imperativo cada vez mais evidente sem distinção de género.

Que conselho dariam a uma mulher em início de carreira, com o desejo de alcançar uma posição de destaque na área do marketing?

Diria que a receita para uma mulher é exatamente a mesma para um homem que vê no marketing a sua área profissional no topo das preferências e vocações. E essa receita está, como já referi acima na perceção, na antecipação e no forte empenho em todas as funções que venha a desempenhar. Sem trabalho e dedicação nada se consegue.

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