Aos Olhos da UHU, os consumidores escolhem os produtos pela confiança na marca, pela eficácia dos produtos ou pelo preço?
O grande desenvolvimento e sucesso que a marca tem tido em Portugal tem sido fruto duma permanente visão do mercado e da consequente estratégia aplicada. Sistematicamente são detetadas oportunidades que procuramos colocar em marcha. São analisadas tendências de mercado e dimensões do mesmo. Os concorrentes são também alvo duma análise sempre que possível. A nossa forte presença no Retalho tem sido uma das ferramentas mais importantes e é o resultado do nosso desenvolvimento em todos os Canais de Distribuição: Canal Hiper/Supermercados (Papelaria e Bricolage), Canal Tradicional (Papelaria e Bricolage) e Canais Especialistas (Papelaria e Bricolage). Esta presença forte em todos os Canais garante-nos uma consistência, estabilidade e crescimento permanente, mesmo em tempos de crise (a grande crise económica de 2010 a 2015 e a atual criada pela pandemia).
Como se distinguem da concorrência?
Os aspetos diferenciadores são a qualidade intrínseca dos produtos, a nossa política comercial coerente ao longo de todos estes anos e o grande nível de serviço que prestamos aos nossos clientes. E por clientes entendemos não somente o “Comércio”, mas também os próprios Consumidores. Cada vez mais apoiamos/informamos/comunicamos nas Redes Sociais e no Comércio Eletrónico, ou não fosse esta a grande tendência do momento atual e das gerações futuras.
Quais são as iniciativas da UHU para um mundo mais sustentável?
A Sustentabilidade é um atributo que todas as empresas deverão procurar. É uma necessidade premente e eu diria até uma obrigação nos tempos atuais e para os futuros. E a sustentabilidade não está só na fabricação e atributos do produto. Ela deverá estar presente no dia a dia de todos nós. Todos deveremos economizar recursos, criar menos desperdício e recuperar sempre que possível. Neste ponto também acabamos de dar o exemplo implementando no mercado uma “Campanha de Reparação”, ajudando os Consumidores a reparar e recuperar todo o tipo de objetos e utensílios via colagem, ao invés de deitar fora e comprar novo.
Somos mecenas do projeto “Eco Escolas” há vários anos, o que consideramos muito importante e do qual nos orgulhamos. É nas escolas que o futuro se começa a desenhar. Serão os Consumidores e construtores do Mundo futuro.
Qual é o principal objetivo da marca?
Realço que a Marca UHU está muito bem implementada em Portugal, é uma marca de confiança para o Consumidor e uma marca que se preocupa com o desenvolvimento positivo do mercado e a segurança na utilização dos produtos. Costumo dizer que somos uma marca que nasce no berço e nos acompanha até à terceira idade.
Os temas como sustentabilidade, digitalização e inovação já estão presentes na nossa realidade há alguns anos e continuarão a ser o nosso focus.
O dinamismo entretanto criado também será um bom alimento, sem dúvida, para as boas perspetivas futuras!
Uma marca com mais de 100 anos de história, é eleita Escolha do Consumidor na categoria “Anti bolores” há 4 anos consecutivos. Qual a importância deste selo para a UHU?
Na realidade já é o quarto ano consecutivo em que alcançamos este prémio. Não poderemos afirmar que será só o resultado da inovação e qualidade do próprio produto, mas também da sua comunicação. Normalmente preocupamo-nos em implementar uma comunicação 360º (utilizando media, redes sociais, ponto de venda, equipe comercial). Poderemos ter produtos muito inovadores e com qualidade, mas se a informação não chega ao Consumidor terão pouco sucesso. Terá mais sucesso um produto menos inovador, mas mais eficientemente comunicado. E aqui a capacidade de distribuição que alcançamos nos dias de hoje também conta. E recordo que só lançamos este produto no mercado há cerca de dez anos, existindo na altura já muitos outros idênticos no mercado. Foi um caminho relativamente rápido, mas muito bem feito.
José Luís Raposo
Diretor Geral
UHU
Curiosidades sobre José Raposo
Formação: Engenheiro Mecânico (IST) e Pós Graduação em Gestão (ISCTE)
Marca da sua vida: UHU
Fonte de inspiração: O pensamento permanente “como poderei ser diferente e melhor”.
UHU foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui
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