Atualmente a atividade física constitui um importante lugar na rotina dos portugueses. De forma a perceber qual o melhor serviço para o consumidor, a Escolha do Consumidor explorou os hábitos de consumo deste setor, através de fatores externos e internos, e esclarece quais os comportamentos a adotar por parte das marcas da área do desporto.
A atividade física deixou de ser unicamente uma forma de lazer e passou a assumir a importância de uma necessidade de bem-estar, que promove saúde, reduz stress e combate a obesidade. Também se pode relacionar com a importância da harmonia, do culto do corpo, da estética, do reequilíbrio hormonal e do retardar o envelhecimento.
Apesar de os praticantes de desporto procurarem o consumo de serviços de ginásio, health clubs e retalho desportivo, existe uma exigência que é determinante para a sua fidelização. É assim necessário estes espaços conhecerem quais as necessidades e preferências dos seus consumidores de forma a conseguir a tão desejada efetivação dos clientes.
A Escolha do Consumidor percebeu quais os principais fatores que influenciam a fidelização deste tipo de serviços, explorando os fatores externos e internos a este consumo. Relativamente à motivação para a prática da atividade física pode-se destacar a importância para a saúde, estética, melhoria da condição física, qualidade de vida e redução do stress. Outras razões não tão relevantes são o prazer, a satisfação, o status, oportunidade de fazer novas amizades e o tornar-se atleta.
As razões que mais pesam na altura de os membros se fidelizar relacionam-se com a higiene (limpeza dos balneários é o fator mais relevante para a satisfação), a disponibilidade de horários (variedade de horários de aulas e a sua extensão ao longo do dia), e a variedade de atividade e qualificação dos Personal Trainers (PTs). Também é importante a segurança nos cacifos, disponibilidade dos equipamentos, o cumprimento da lotação máxima, prazos de fidelização curtos, facilidade de estacionamento e luz natural.
Outros motivos não tão relevantes para que o membro de um clube continue a frequentá-lo é o facto de ver benefício na sua participação, atribuir valor a esse benefício e, por fim, acreditar que a participação irá gerar outros benefícios.
No setor do retalho desportivo, o consumidor também é exigente aquando da compra de vestuário e calçado. As tendências de consumo são marcadamente online e denota-se exigência pela qualidade dos produtos, pela boa receção dos mesmos e na facilidade de reembolso e clareza nas condições de troca.
As marcas de retalho devem ter a descrição detalhada das características do produto e disponibilidade de artigos. Em último caso, também será positivo a publicação de vídeos tutoriais para conquistar o cliente.
As atividades mais praticadas e, que influenciam estes serviços, são a musculação e as atividades aeróbicas. Em menor escala, encontram-se as artes marciais, a dança e natação.
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