Escolha Ética

ESCOLHA ÉTICA

A Escolha Ética é um programa de qualificação, que incorpora a avaliação, verificação e validação dos seus procedimentos e comportamentos éticos, quer a nível interno, quer externo e dá a conhecer as empresas éticas, cuja postura contribui para o crescimento da responsabilidade social e dos negócios éticos, além de um ambiente mais sustentável e justo. Das práticas de gestão dos recursos humanos, dos direitos de igualdade de géneros, da proteção do ambiente, dos direitos humanos e da transparência, o nosso programa de avaliação assenta em diversas visões existentes, que nos levam à melhor maneira de analisar o conceito de ética ou responsabilidade social empresarial A ética e responsabilidade social de uma empresa melhora a sua comunicação com a sociedade por uma simples razão.

ÉTICA NOS NEGÓCIOS


É inegável que ética e responsabilidade social são elementos essenciais na economia do futuro, porque a cadeia de valor tende a dispersar e novos elementos de criação e manutenção da confiança são essenciais para conquistar o consumidor. Uma organização ética é necessariamente uma organização socialmente responsável, sendo que o conceito de responsabilidade social na sua definição atual é plural, no sentido em que as empresas não devem prestar contas apenas aos acionistas, mas, antes, a todos com quem se relacionam.

Empresas éticas e socialmente responsáveis são organizações que cultivam boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas, estando subjacente que a aplicação de práticas éticas e de responsabilidade social empresarial deverão ir para além dos requisitos legais a que as empresas devem obedecer, devendo incorporarem práticas socialmente responsáveis voluntárias.

A ética nos negócios é muito mais que uma operação de relações publicas apresentando a sua boa face em “códigos” que não resultaram de qualquer trabalho interno suficientemente amplo e que não são mais que instrumentos normativos impostos. Entendemos que neste contexto, equacionando as preocupações e necessidades de atenção futura sobre o contributo empresarial responsável, faz sentido o desenvolvimento de um instrumento de confiança para as empresas, para os cidadãos, para o planeta. Faz sentido um projeto de qualificação das empresas como ESCOLHA ÉTICA.

METODOLOGIA


A ética nas organizações é afirmada através uma cadeia de procedimentos e postura transversal à organização, pelo que a sua verificação e validação devem obrigar a auditorias que permitam a verificação in loco, e de forma conclusiva. Mas se por um lado é imprescindível esta ação, é igualmente importante fornecer aos gestores uma visão rápida das pontuações gerais de ética atribuídas às diferentes empresas e marcas. Para tal, a nossa metodologia envolve a combinação matemática dos resultados oriundos da observação e verificação de factos e também da opinião formada de colaboradores e consumidores.

Para qualificar ESCOLHAS ÉTICAS, a avaliação é feita em duas dimensões: a interna e a externa.

  • Na sua dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis relacionam-se com a gestão dos recursos humanos, a segurança, a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais.
  • Na sua dimensão externa focamo-nos nos fatores de cidadania e relacionamento com a comunidade local, na transparência, na gestão global do meio ambiente, direitos humanos consagrados universalmente e na sustentabilidade.

Na ESCOLHA ÉTICA, centramos a qualificação, procedendo a 3 envolventes de avaliação:

  • Verificação observadas por práticas estabelecidas pelas empresas (documentadas)
  • Verificação observada por experiência dos colaboradores (por questionário)
  • Verificação observada por perceção dos consumidores (por questionário)

Pretende-se com esta abordagem complementar, informar a gestão das eventuais falhas que possam colocar em causa a sua postura ética, mas também dar a conhecer a avaliação feita pelos seus colaboradores internamente e a perceção dos consumidores, ambos do ponto de vista da organização e dos seus concorrentes.  

O QUE PERCEBO DEPOIS DE UMA AVALIAÇÃO NA ESCOLHA ÉTICA


Após a avaliação na Escolha Ética será possível perceber:

  • O nível ético e de responsabilidade social da empresa, objetivo primeiro – que advém dos resultados verificados (auditoria interna e colaboradores) e se necessário em questões muito restritas dos resultados percecionados (pelo consumidor);
  • O desvio ético, objetivo segundo – que advém da diferença entre os resultados verificados (auditoria interna e colaboradores) e os resultados percecionados (pelo consumidor);
  • A posição ética comparativa interna – que advém dos resultados obtidos do questionário efetuado aos colaboradores e compara a posição da empresa em relação à concorrência;
  • A posição ética comparativa externa – que advém dos resultados verificados obtidos do questionário efetuado aos consumidores e compara a posição da empresa em relação à concorrência.

Contacte-nos para mais informações

José Borralho

CEO

Paula Matias

CCO