De acordo com o estudo “Understand Me, Don’t Define Me” que explora o comportamento de compra e preferências das pessoas nascidas depois de 1995, realizado pelo IRI EUA , a Geração Z tem o maior poder de influenciar as decisões de compras dos seus pares, assim como das gerações anteriores.

A Geração Z, representada por cerca de 32% da população mundial, gosta de explorar e não são muito leais às marcas, pois mais de metade afirma que adora experimentar novas marcas. São muito visuais e são atraídos não só por embalagens atrativas, como pela diversidade cultural, sendo fieis aos direitos e à igualdade.

O interesse destes jovens consumidores é captado principalmente através de recomendações de amigos e familiares (59%); de ver um amigo utilizar o produto (54%); através de um vídeo TikTok (39%); através de uma exibição na loja (38%) e, por último, através de um anúncio de televisão (31%), concluindo assim que a publicidade tradicional, não tem tanto impacto como tinha.

Este estudo conclui ainda que a beleza e os cuidados pessoais estão entre as categorias mais escolhidas entre as mulheres da Geração Z, com 74% e 63% respetivamente. Os produtos alimentares são os mais procurados (87%); já o vestuário/acessórios é escolhido por 71% e os refrigerantes são opção para 58% do universo feminino.

Assim, para as marcas conseguirem atrair esta geração é necessário, sobretudo, compreender as necessidades e motivações; mostrar transparência e autenticidade na comunicação e priorizar as plataformas de vídeo e meios de comunicação social, sugere o respetivo estudo.


Conheça aqui a Escolha do Consumidor