Esqueça Madrid, Barcelona, Paris, Londres ou Nova Iorque. Lisboa aparece acima de qualquer uma destas cidades no mais recente ranking de qualidade de vida elaborado pela Mercer: a capital portuguesa ocupa a 37.ª posição.
 

Viena, por seu turno, lidera o ranking – dando continuidade ao reinado de 10 anos consecutivos. Seguem-se Zurique, Vancouver, Munique e Auckland, o que significa que três das cidades contempladas no top 5 são europeias.

 

No extremo oposto, encontramos Bagdade, a pior cidade para se viver. No top das cidades com pior qualidade de vida figuram também Bangui, Sana’a e Port au Prince.
 

Segundo a Mercer, as cidades com melhor pontuação são as que perceberam que a qualidade de vida é uma componente essencial em termos de atractividade de negócios e mobilidade de talento.
 

Lisboa está mais segura

Além de determinar quais as cidades com melhor qualidade de vida em todo o mundo, a Mercer também indica quais as mais seguras. Lisboa surge em 31.º lugar, o que representa uma escalada de 12 posições face a 2005: «Estamos a atravessar um momento estável a nível económico, com investimento internacional, uma taxa de desemprego relativamente baixa e resultados animadores no que toca, por exemplo, às exportações. A qualidade de vida da capital portuguesa tem vindo a evoluir em todos os sentidos, fazendo de Lisboa uma opção incontornável a nível internacional», comenta Tiago Borges, líder da áreas de Rewards da Mercer | Jason Associates.

 
Fonte