Todos os dias, as marcas trabalham internamente num processo complexo para encontrar novas soluções para os seus clientes e que avalia as suas Motivações: como ser eficiente (fazer as coisas bem) e a eficaz (fazer as coisas certas); a sua Centricidade: como gerir centrado no cliente em tudo o que faz, nos processos, na cultura e fator humano, na liderança e estratégia, nas opções tecnológicas, na gestão da informação, e na definição de oferta de produtos de serviços; e finalmente nos Resultados: qual o reflexo da implementação destas práticas de gestão Customer Centric.
 
A Escolha do Consumidor Excellentia consiste na avaliação pelos consumidores de produtos e serviços, mas também por avaliação das práticas e orientação internas das empresas para criar soluções para os consumidores. Este é um processo que resulta da parceria da Consumer Choice com a consultora PSE.
A marca que obtiver a média mais elevada (entre a Qualidade Percepcionada e a Qualidade Sentida) em cada categoria de produto ou serviço avaliado, será reconhecida como “Escolha do Consumidor Excellentia”.
 
Em 2019, na categoria de Colchões, o vencedor é a Molaflex, enquanto a Fidelidade conquista o prémio na classe de Seguros. Para Hospitais Privados, a premiada é a CUF e em Supermercados de Proximidade o galardão vai para o Meu Super.