Entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2020, o tempo médio diário de visionamento de televisão em Portugal aumentou 50 minutos. Em ano de pandemia, os portugueses começaram a passar mais tempo em frente à pequena caixa mágica: 5h41m, de acordo com os mais recentes dados divulgados pelo Publicis Groupe.

Referente a Dezembro do ano passado, a análise mostra que a Pay TV, ou seja, televisão por cabo, foi a mais popular. Os portugueses passaram 2h19m a assistir a conteúdos nestes canais pagos, o equivalente a mais 22 minutos do que em 2019. A RTP regista um aumento de quatro minutos (51 minutos), bem como a SIC (1h13m). Já a TVI apresenta uma subida de 21 minutos para 1h08m.

O reach diário da televisão linear, porém, é maior e chega mesmo aos 76%, ao passo que a Pay TV se fica pelos 64%. A SIC é o canal FTA com o maior share, enquanto a CMTV se destaca nos canais de Pay TV.

O Publicis Groupe adianta ainda que há novos hábitos a ter em consideração quando se olha para o consumo de televisão: 61% dos portugueses assiste a conteúdos via plataformas de streaming (Netflix, HBO ou Amazon Prime, por exemplo) e 37% grava para ver mais tarde, gerindo a sua própria experiência em função das suas necessidades.

Marcas na televisão… E na internet

A TVI é o canal com maior ocupação publicitária, uma vez que 99% do espaço reservado a anúncios entre as 7h e as 24h está efectivamente ocupado. Contudo, embora a televisão seja um dos meios por excelência para anunciantes, não é o único ao dispor das marcas e a internet parece ganhar cada vez mais terreno.

Segundo o mesmo estudo, os motores de busca constituem a principal plataforma online para descobrir marcas (41%), à frente da publicidade em redes sociais (34%), publicidade em sites (27%), recomendação/comentário nas redes sociais (26%) e websites de marcas e produtos (22%).

 

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