Aos Olhos da Norauto, os portugueses preocupam-se com a manutenção frequente dos automóveis ou só recorrem a uma oficina quando existe alguma anomalia nos veículos?

Ao longo dos últimos anos, temos verificado no mercado português um crescimento do número de serviços recomendados pelo livro de manutenção automóvel. No ano passado, só cerca de 20% dos consumidores recorreram a uma oficina em caso de anomalias ou acidentes. Há, por isso, uma maior consciencialização do automobilista, no cuidado e prevenção da viatura. A Norauto, pretende continuar a acompanhar o automobilista em cada instante, para o tornar ainda mais responsável. E a sua responsabilidade, é por isso, também a nossa: tornar a sua viatura mais segura, mais económica, mais respeitadora do ambiente e mais sustentável. É por esta razão que vamos continuar, quilómetro após quilómetro a ajudar os automobilistas a avançar por uma mobilidade mais consciente e respeitadora do meio ambiente.

Qual é o tipo de serviço ou produto da Norauto mais procurado pelos consumidores?

A revisão automóvel é um dos serviços mais procurados nas oficinas Norauto, sendo recomendada a sua realização anual ou em função dos quilómetros percorridos. Desde a Revisão simples à Revisão Oficial, preconizada pelo fabricante, na Norauto propomos o plano de manutenção ideal em função das suas necessidades e características da viatura.

Recentemente lançamos o novo Serviço Eco Revisão, que é o reflexo do nosso compromisso com o ambiente!  O serviço Eco Revisão consiste na realização de um diagnóstico anti-poluição onde o profissional da Norauto coloca uma sonda no tubo de escape do veículo para fazer a análise dos gases, conseguindo perceber se os níveis de emissões estão adequados para o veículo e se a mesma está em conformidade para passar na inspeção periódica. É simples, rápido e permite, no caso de as emissões estarem elevadas, realizar uma descarbonização do motor com hidrogénio, garantindo a redução das emissões poluentes sem a utilização de produtos químicos, possibilitando menores emissões e um consumo de combustível mais baixo.

De que forma a Norauto reduz o seu impacto ambiental?

A Norauto tem como foco 3 eixos fundamentais para o desenvolvimento sustentável: Pessoas, Mobilidade e Planeta, e estamos empenhados em reduzir o nosso impacto ambiental, particularmente através da criação de canais de reciclagem, para cada tipo de resíduo, quer seja perigoso ou não, criámos um canal específico de triagem, recolha e reciclagem, sendo que atualmente temos 24 canais de reciclagem. Como parte da nossa melhoria contínua, criámos um roteiro de “economia circular” cujo objetivo é produzir bens e serviços de forma sustentável, limitando o consumo e desperdício de recursos (matérias-primas, água, energia), bem como a produção de resíduos.

Paralelamente a Norauto tem introduzido no mercado soluções inovadoras de mobilidade elétrica e sustentável, temos procurado comercializar produtos com embalagens eco-friendly e apostado no eco-design dos nossos produtos.

Em 2021 disponibilizamos as primeiras Recycling Wall nos centros Norauto, um espaço dedicado à reciclagem de produtos com uma dupla missão, por um lado sensibilizar para as questões ambientais e por outro recolher os produtos que normalmente o cliente colocaria no lixo, como tapetes ou escovas.

Têm algum programa solidário de mobilidade?

O nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável integra a responsabilidade social da nossa organização e nesse sentido abrange igualmente temas como a saúde e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores e a redução de desigualdades. Acreditamos que a mobilidade é mais do que uma necessidade, é um direito humano natural e vital que nos permite exercer a nossa liberdade e por isso estamos a mobilizar-nos para tornar a mobilidade sustentável acessível ao maior número de pessoas. Desenvolvido pela Norauto, o projeto “Reparação Solidária” é um programa de mobilidade baseado na solidariedade, que visa permitir que todos se desloquem diariamente de forma calma e segura. O objetivo é facilitar a manutenção de veículos pertencentes a associações sem fins lucrativos, assegurando a sua circulação em segurança.

A Norauto é eleita Escolha do Consumidor há 5 anos consecutivos. Qual é a importância deste selo para a marca?

“Automobilista & Responsável” é o propósito da Norauto e apoiamo-nos numa estratégia people centric, que aposta na relação com os automobilistas como força de transformação para a construção de uma verdadeira plataforma de soluções de mobilidade mais sustentáveis e acessíveis a todos. A Norauto ao longo destes anos tem reafirmado a sua posição como parceiro ideal dos automobilistas, promovendo soluções de mobilidade sustentável e responsável e assente em valores sólidos de “Partilha, Entusiasmo, Responsabilidade e Espírito Empreendedor”. A Norauto procura estar um passo à frente para melhor responder às necessidades e exigências da mobilidade de hoje e de amanhã, através da procura constante de novas soluções, produtos e serviços inovadores, bem como nos aliar a parceiros estratégicos.

Por isso, para a Norauto esta distinção é o reflexo do empenho e dedicação dos nossos colaboradores, que diariamente colocam a satisfação cliente no centro da sua atividade. Manteremos a nossa responsabilidade até aqui assumida: tornar acessível a cada automobilista soluções duráveis de mobilidade com o objetivo de proporcionar experiências memoráveis aos nossos clientes.

A todos os consumidores portugueses, o nosso obrigado pelo reforço da confiança na Norauto.

Jose-Luis Barbajosa

CEO

Norauto Portugal

 

Curiosidades de Jose-Luis

Formação: Licenciatura Economia

Marca da sua vida: Apple

Fonte de inspiração: Em geral, as pessoas com valore

Norauto foi eleita Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor