As mulheres ocupam, cada vez mais, lugares de destaque na gestão de marketing de empresas de setores tão distintos como produtos e serviços de lar, saúde, beleza e bem-estar. Em menor medida, o elemento feminino dá igualmente cartas na gestão de liderança nos setores financeiro, alimentar, lazer, retalho, automóvel e tecnologia/telecomunicações. Um estudo da Escolha do Consumidor vem confirmar que no índice de satisfação dos consumidores com as marcas de cada um destes setores, há uma correlação entre os setores, o sucesso e a liderança feminina.

Longe vão os tempos em que se repetia até à exaustão o ditado que dizia que “por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher”.  Este é o dizer popular que nos acompanha há décadas e que tem vindo a valorizar o papel crescer do elemento feminino no equilíbrio das famílias. Mais do que a relevância da Mulher na economia e estabilidade doméstica, estudos recorrentes vêm agora comprovar aquilo que é sentido em cada lar: a importância crescente da Mulher para a saúde financeira das empresas e, no limite, a própria credibilidade destas. Senão vejamos:

  • Um estudo recente da Escolha do Consumidor dá conta que são nos sectores de produtos e serviços de lar, a par com a saúde, beleza e bem-estarsão os que possuem mais profissionais mulheres com a gestão do marketing das respetivas marcas, respetivamente 25% e 20%.
  • Abaixo desta percentagem encontram-se os setores Financeiro (16%), Alimentar (9%), Lazer (9%), Retalho (9%), Automóvel (7%) e Tecnologia/Telecomunicações (2%).

Segundo os dados da Escolha do Consumidor que, neste estudo, avaliou 964 marcas dos setores acima referidos, quando se compara a performance de satisfação dos consumidores com as marcas de cada sector, conclui-se que:

  • As marcas cuja gestão de marketing, é liderada por mulheres apresentam índices de satisfação superiores às marcas lideradas por homens, nos sectores Financeiro; Retalho; Saúde Beleza e Bem-estar e Tecnologia/Telecomunicações.
  • Inversamente, nos setores Alimentar, Automóvel; Lazer ocorre justamente o oposto e apenas no setor de produtos e serviços para o lar encontramos um empate.

Na mesma linha de estudo, que vem reforçar a importância da liderança da Mulher nas empresas está um relatório da Women Business Owner Spotlight do Bank of America que mostra que as mulheres são mais capazes de se adaptar a mudanças tecnológicas. Uma adaptação que se nota, por exemplo, nos pagamentos móveis, com as mulheres a terem maior capacidade de adaptação que os homens – 33% das mulheres gestoras usam um dispositivo móvel para processar transações financeiras digitais, em comparação com 26% dos homens; 44% das mulheres são mais propensas a acompanhar as atualizações da social media por dispositivos móveis em comparação com 33% dos homens e 42% das mulheres entrevistadas disseram que estão usando ou explorando pelo menos uma tecnologia avançada, como IoT, impressão 3D e realidade virtual.

Se todos estes dados não fossem suficientes para dar o merecido lugar de destaque ao elemento feminino no mercado laboral, há outros dados que o reforçam ainda mais. Um outro estudo, desta vez da reputada consultora Boston Consulting Group, investigou 350 empresas e descobriu que cada dólar arrecadado por uma startup gerida por mulheres, gera mais 78% de receita (+0,78$), em comparação com 31% (+0,31$), para os homens.

Por outro lado, pesquisas mostram que, quanto maior o número de mulheres nas empresas, principalmente nos cargos de liderança, melhores os resultados. Este estudo revela igualmente que a ocupação desses cargos pelas mulheres é uma forma de representatividade. As líderes inspiram e viram referência para outras mulheres, fazendo com que elas passem a acreditar mais em si mesmas e vejam a possibilidade de também serem líderes, crescerem nas suas carreiras e ocuparem cargos altos numa hierarquia.


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