A felicidade fica estampada na nossa cara quando entramos em modo “Férias”, mas preparar a mala pode ser um verdadeiro desafio!

Primeiro, apetece estalar os dedos e a mala adivinhar exatamente o que vamos precisar nas nossas férias... mas, se estamos de férias porquê termos esta tarefa que exige “tanto”, nesta altura só pretendemos fazer Off!

Segundo, porque é que temos sempre a sensação que nos falta algo e na verdade há sempre coisas que ficam em casa! Ou então, também acontece, levar coisas que não fazem qualquer sentido e foi colocado na mala pela simples razão: “até pode dar jeito” e afinal só serviu para encher espaço desnecessariamente. O ideal é mesmo criares uma lista.  Nós damos-te uma ajuda!

A Escolha do Consumidor ajuda-te a ires de férias com tudo o que podes necessitar e assim nada te faltará. Será tudo mais fácil e descomplicado!

O primeiro passo de todos é escolheres uma mala adequada ao tempo que estarás de férias. Na Decathlon, por exemplo, poderás encontrar malas que se adaptam a qualquer tipo de viagem que pretendas fazer, inclusive as mais pequenas – que são recomendadas para guardares os documentos e alguns itens importantes.

Atenção! Confirma, com algum tempo de antecedência, que tens todos documentos que precisas para viajar, desde passaporte e vistos, caso seja necessário, cartão de cidadão e outros. Em caso de viagens internacionais, nada como consultares o portal das comunidades, onde poderás conhecer em detalhe todos os documentos que são exigidos em cada país.

No entanto, se tens carta de condução, não te esqueças de a levar. Poderás querer alugar um carro ou uma mota (por exemplo na Europcar que está presente em vários destinos europeus) para explorar zonas mais recônditas ou distantes, mas sem carta, só mesmo a pé!

A segurança deve ser outra preocupação das famílias. Começa pelo Registo Viajante, esta aplicação móvel garante que além de receberes informações relevantes sobre o país para onde vais viajar, o governo português terá mais facilidade no contacto em caso de uma eventual situação de emergência.

Já ao nível de saúde, não dispenses o Cartão Europeu de Seguro de Doença, que permite receberes assistência médica durante uma estadia temporária num país da União Europeia. Para viagens mais longínquas ou de maior risco, nada como um seguro próprio que te oferece segurança, rapidez e conforto. Nesse caso, a Multicare pode ser a solução.

Agora que a base está preparada, passemos ao desafio da mala. Faz uma lista de tudo o que possas precisar, para o frio, chuva, calor, vento, ou adereços mais casuais chic (caso te apeteça sair à noite) ou roupa mais descontraída, tudo depende do destino e do tipo de férias que ambicionas ter.

Uma dica, enrola a roupa e não a dobres, irás poupar espaço e a roupa não ficará tão amarrotada.

Quais os artigos indispensáveis para umas férias?

Nem nas férias há almoços grátis

Não te esqueças de ter sempre dinheiro local contigo, pois muitos espaços não têm disponível pagamento com multibanco.

Os cartões de crédito são quase sempre essenciais para umas férias internacionais. A WizinK é uma boa sugestão. Este banco digital oferece soluções práticas e transparentes, para que possas tirar o máximo partido das tuas férias.

Regista todos os momentos para mais tarde recordares

Hoje em dia todos tiramos fotografias com o telemóvel, mas para uma viagem mais aventureira que tal apostar numa GoPro? Na Worten vais de certeza encontrar a máquina ideal para todos os momentos, mesmo até fotografias ou vídeos debaixo de água.

Os musts para o melhor dia de praia

Quantas vezes já te esqueceste de levar a toalha ou protetores solares da praia na tua viagem? Descobre as últimas novidades de praia no Gato Preto, onde toalhas trendy não te irão faltar. Já no que toca à proteção solar, a Cien tem protetores solares e after sun para quem é sensível ao sol e ao preço. Mas não é só a pele que necessita de proteção, os teus cabelos também são vítimas dos raios ultravioleta! A OGX tem os melhores produtos para cabelo, incluindo protetores térmicos que te ajudaram a ter um cabelo saudável durante o Verão.

Da higiene à beleza

Produtos de higiene e beleza são aqueles artigos que não podem mesmo faltar na tua mala. Escova de dentes é o artigo nº1 num necessaire, seja elétrica ou manual, leva a tua melhor escova, assim como a pasta de dentes para dentes sensíveis para poderes comer um gelado num dia quente sem seres apanhad@ de surpresa com uma dorzinha nos dentes. A pensar especialmente nas mulheres que gostam de um cuidado extra, nada como ir preparada com os cremes e maquilhagem necessários para criares um look mais elegante ou arrojado para um jantar ou uma festa.

Pôr a leitura em dia

Quem não gosta de ler um bom livro ao sol ou à sombra num dia de calor? Escolhe o melhor livro, talvez um romance “Isto Acaba Aqui” de Collee Hoover ou um guia prático como o “Torne-se um Decifrador de Pessoas” de Alexandre Monteiro, para as tuas férias, mas não te esqueças dos óculos de sol, para protegeres a tua vista dos raios UV. A MultiOpticas está a oferecer até 50% de desconto em óculos de sol até ao final do ano! Aproveita!

Férias com bebés

Levar um bebé nas férias envolve uma grande logística com carrinhos, brinquedos, roupinhas, biberões, etc, mas o mais importante é, sobretudo, não esqueceres de colocar na mala todos os produtos de proteção e higiene do bebé, as papinhas já prontas da Nutribén que dão sempre jeito nas viagens e um número considerável de fraldas, para que não haja imprevistos.

Com a mala pronta para as férias de Verão e a certeza de que nada fica esquecido, resta-nos desejar-te uma ótima viagem e muita diversão!

Guia do Consumidor 2022

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?