É um cliché que se repete todos os anos, quando se aproxima a estação mais aguardada do ano: Ora, vamos lá preparar o Verão.

As dicas e truques desdobram-se entre os melhores exercícios para tonificar o corpo, as dietas milagrosas para perder peso, os cuidados a ter com a pele e como obter o melhor bronzeado, como se só se vivesse apenas entre meados de Junho e Setembro.
Quase que é fácil concluir que os portugueses parecem esquecer-se que é importante mudar de hábitos, mais que focar-se num período do ano. Por exemplo: Não queira só praticar exercício para emagrecer, é importante lembrar que a prática de atividade física permanente traz diversas melhorias para a saúde no seu todo. O mesmo acontece na alimentação, à parte de algumas modificações na alimentação, por ser uma época do ano em que há muito calor, é preciso manter uma alimentação equilibrada todo o ano e não apenas quando se começa a pensar que o período de praia está perto. E como estes exemplos há muitos outros que pouco se abordam, como a importância das lentes dos óculos de sol, que ajudem a visão e a proteção das intensidade do sol.
 

Não menosprezando a importância que os exemplos anteriores merecem, apesar da sua permanente repetição, vamos focar-nos em casos concretos que também deveriam merecer a nossa atenção e são alvo de pouca atenção. Comecemos pela segurança no trabalho. No Verão, atingimos muitas vezes temperaturas acima dos 30°C e até mais em algumas regiões do país, o que causam transtornos a qualquer um. Raramente se fala disto, mas é importante ter em conta os níveis de conforto para combater o sol e o calor: usar roupas de cores leves e que respirem ou seja não usar nada muito apertado, para permitir que o ar fresco circule sobre a sua pele e ajude a manter refrigerada. Deve beber-se bastante água e evitar refrigerantes muito açucarados e bebidas energéticas, dado que estas aceleram o processo de desidratação. Outra das opções é efetuar pausas num local fechado ou em locais com ar condicionado, para que o corpo tenha oportunidade de recuperar do calor. Estas são apenas algumas dicas de segurança que ajudarão a enfrentar os meses quentes de verão.
 

Existem, todavia, outros aspetos que merecem a nossa atenção, mas com particular destaque no período de verão. A manutenção automóvel é um desses aspetos, geralmente neste período fazemos longas deslocações e é importante ter em atenção à revisão do veiculo, estado dos pneus, carga do ar condicionado, estado dos vidros, tudo para que a viagem ocorra no melhor nível de segurança.

 
Outro aspeto de grande importância quando nos ausentamos de casa, é a segurança com os nossos bens. O verão é um dos períodos do ano preferidos pelos amigos do alheio, que aproveitam os logos períodos de ausência dos proprietários para estudar quais as melhores casas e momentos para as assaltar. Uma das melhores formas de tentar evitar estes assaltos é tomar algumas medidas preventivas, como: não divulgue a estranhos que vai de férias, por isso evite grande alarido nas suas redes sociais, mas informe alguém de confiança e peça-lhe para manter a aparência de atividade na sua residência, pedindo que abra regularmente as persianas e cortinas, durante o dia e ligue a iluminação interior algumas noites. Já agora peça igualmente que não deixem acumular correspondência na sua caixa de correio.
Uma das formas mais eficazes, não só nesta época, como todo o ano, é a instalação de um alarme contra intrusão, bem sabemos que é um custo, mas é também uma forma de ficar mais descansado. Há, de forma geral, um estigma dos consumidores em relação ao pagamento destes serviços de alarme (que geralmente rondam os 30€/40€) e tendem a colocar-nos no mesmo pacote do que já gastam com tv cabo, internet e outros serviços domésticos. É compreensível, é mais um custo, mas aqui trata-se de um custo para prevenir que tenha mais custos e no final o custo do serviço não é muito mais do que aquilo que gastaria num almoço com a família. Vá lá, não facilite, lembre-se de que a segurança é importante durante todo o ano.